O governador Helder Barbalho anunciou, na manhã desta quarta-feira, 7 de junho, a construção da 20ª Usina da Paz, na cidade de Redenção, região de Integração do Araguaia, no sul do Pará.
“A Usina da Paz é um instrumento que tem a cidadania, como um dos principais pilares, para dar oportunidade aos que mais precisam e, partir da cidadania, fazer com que as pessoas possam se qualificar, se preparar para o mercado de trabalho, com sua vocação potencializada. Este é o maior programa de inclusão de todo o Brasil, onde a prefeitura cede o terreno e o governo do Estado constrói e abre as portas da oportunidade e da cidadania para o povo de Redenção”, pontuou o governador.
Assim como nas Usinas da Paz anteriores, o projeto tem como objetivo implementar um modelo único de segurança pública e cidadania, integrando uma ampla gama de ações e serviços essenciais nas áreas de saúde, educação, assistência social, cultura, esporte e lazer.
“É importante a própria população já ter conhecimento e poder compartilhar com mais pessoas como funciona esse grande projeto. Ele tem mais de 10 mil m², é um projeto arquitetônico mais bonito do Brasil, que reúne cultura, esporte, lazer, cidadania, as crianças vão poder fazer natação, esporte, os idosos hidroginástica, as mulheres vão poder fazer diversos cursos de qualificação profissional, emissão de documento, será a segunda casa da comunidade, e queremos que isso ocorra aqui em Redenção, que os moradores possam ter o sentimento de pertencimento”, informou a vice-governadora Hana Ghassan.
Serão disponibilizados mais de 70 serviços intersetoriais, envolvendo secretarias estaduais e órgãos parceiros. As comunidades terão acesso facilitado a atendimento médico, odontológico e psicológico, além de consultoria jurídica, emissão de documentos, treinamento de lideranças, atividades esportivas, capacitações e cursos profissionalizantes. É importante ressaltar que todas essas atividades serão gratuitas, buscando ampliar o acesso da população aos serviços essenciais.