Após indicação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o advogado Cristiano Zanin será sabatinado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado no dia 21 de junho para a vaga deixada por Ricardo Lewandowski no Supremo Tribunal Federal (STF). O ex-ministro se aposentou e abriu a cadeira para o cargo.
A informação foi confirmada nesta segunda-feira, 12, pelo presidente da CCJ, Davi Alcolumbre, por meio de perfis em redes sociais, após reunião com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, além do senador Veneziano Vital do Rêgo ser escolhido como o relator responsável pela indicação.
Cristiano Zanin Martins tem 47 anos e é formado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) desde 1999. Ele é especialista em litígios estratégicos e decisivos e ganhou notoriedade nacional ao ser advogado do presidente Lula nos processos da operação Lava Jato, além de ter obtido a anulação das condenações de Lula pelo STF.
Em resposta à indicação de Zanin à cadeira, os ministros do STF Luiz Fux e Nunes Marques afirmaram que a escolha foi “ótima”, enquanto Luís Roberto Barroso classificou a atuação de Zanin como “de elevada qualidade profissional”, além de afirmar que ele será bem-vindo na corte.