///

Alerta: Secretaria de Saúde de Salvaterra, no Marajó, detecta vírus da Febre Amarela em mosquitos

A Secretaria Municipal de Saúde de Salvaterra (Semusa) emitiu um alerta, nesta segunda-feira, 12, para moradores do município marajoara e cidades vizinhas, informando que foi detectado o vírus amarílico, transmissor da Febre Amarela, em mosquitos.

Segundo a Secretaria, a recomendação para a população é que informem o órgão municipal caso algum macaco seja encontrado morto. O comunicado foi emitido por meio das redes sociais da Semusa, que informou não existir contaminação humana.

Conforme as informações do Notícia Marajó, a preocupação iniciou no dia 9 de março, quando a Secretaria recebeu uma denúncia que estariam ocorrendo mortes de macacos, na mata do Bacurizal, na Vila de Barro Alto.

A Vigilância Sanitária foi acionada e se dirigiu até o local, porém, não foi possível fazer a coleta de material para análise devido à condição em que foram encontrados os primatas.

O comunicado:
“No dia 09/03/2023, a Secretaria Municipal de Saúde recebeu uma denúncia de que estavam ocorrendo mortes de macacos na mata do Bacurizal, no Bairro Alto próximo a EMBRAPA. Atendendo a esta denúncia, a Secretaria de Saúde, por meio do setor de Vigilância em Saúde, foi a campo com o intuito de apurar as informações, e mesmo com o empenho da equipe em campo, nenhum dos primatas encontrados estavam em condições para coleta e análise.

Relatórios do ocorrido foram encaminhados ao Estado, o que resultou em uma pesquisa Entomológica da área, que busca a existência de mosquitos que possam estar infectados por algum agravo e consequentemente acarretar doenças a pessoa humana.

No resultado desta pesquisa, foi detectado NOS MOSQUITOS a presença do vírus amarílico, o transmissor da Febre Amarela.
Logo, é de suma importância informar que o município de Salvaterra não tem casos Humanos de Febre Amarela, e assim como os macacos, os mesmos são vítimas (hospedeiros) do mesmo ciclo. Ambos são importante sinal de alerta.

Diante disso, caso seja encontrado primatas não humanos (macacos) mortos, a Vigilância deve ser informada imediatamente para que certas medidas possam ser tomadas.

A Febre Amarela é imunoprevenível, ou seja, pode ser evitada por meio de vacina. Procure o Posto de Saúde mais próximo de sua residência, com seu Cartão SUS e CPF e faça sua vacina!

Por fim, a Vigilância em Saúde de Salvaterra segue em alerta para qualquer notificação de caso suspeito de Febre Amarela.”