A 11ª edição da Feira Internacional de Turismo da Amazônia (FITA), considerada a maior do segmento na região Norte do Brasil, tem início nesta quinta-feira, 15, em Belém. O Hangar – Convenções e Feiras recebe o evento até este domingo, 18, com o tema “Turismo e Bioeconomia, um novo paradigma para a Amazônia” e entrada gratuita.
Desde que foi idealizada, a FITA tem como objetivo ser o maior evento de receptivo turístico dos países que compões a Amazônia Internacional e, a cada ano, a feira costuma reunir agentes de viagem, rede hoteleira, operadores de turismo, empresas de transporte aéreo, rodoviário, fluvial e marítimo, jornalistas especializados no setor, órgãos oficiais de turismo, prefeituras municipais do Pará, associações de municípios, instâncias regionais de governança, comerciantes de artesanato e empresários do ramo da alimentação e bebidas.
“A FITA tem um papel fundamental de marcar a posição do destino Pará no cenário nacional e internacional da Pan-Amazônia, consolidando nosso estado como um destino de referência e polo de turismo da região. E hoje, sob essa nova ótica de leitura da bieconomia, que nos abre um vasto leque de opções e alternativas para o crescimento econômico e social, alinhados à sustentabilidade”, explica o secretário de Estado de Turismo do Pará, Eduardo Costa.
No pavilhão principal do Hangar, a FITA 2023 vai contar com mais de 100 estandes, entre eles os expositores do Feirão do Turismo – que vai promover negócios e a comercialização de pacotes em plena feira, além do espaço Cozinha-Show, destinado à produção associada ao turismo, com pequenos produtores e artesãos, além de praça de alimentação com 13 boxes.
A Feira terá ainda programação técnico-científica com workshops, painéis de debates, capacitações, rodadas de negócios com agentes de viagens e operadores, palestras-show, viagem de familiarização do destino com operadores de viagens e atrações culturais.