Bella Montoya, uma idosa equatoriana que foi declarada morta e acordou no próprio velório, morreu na última sexta-feira, 16, após alguns dias de hospitalização, informaram as autoridades sanitárias.
A mulher de 76 anos foi declarada morta em 9 de junho em um hospital público de Babahoyo, no sudoeste do Equador. Enquanto seus familiares a velavam durante o funeral, e bateu no caixão pedindo ajuda.
Bella Montoya permaneceu internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) até sexta-feira, quando morreu após sofrer um “acidente vascular cerebral [AVC] isquêmico”, informou no Twitter a autoridade sanitária regional.
o filho Gilber Barbera confirmou o falecimento: “Desta vez minha mãe sim morreu […], minha vida já não será a mesma”, declarou.
O Ministério de Saúde do Equador havia anunciado uma investigação para determinar os responsáveis pelo falso atestado de óbito. De acordo com o hospital, a idosa não respondeu às tentativas de reanimação em 9 de junho.
Veículos de imprensa locais afirmam que ela teria sofrido uma catalepsia, uma condição neurológica na qual o corpo apresenta paralisia.
*Com informações de G1.