Será realizado hoje, às 19h, o Segundo Festdoc Experimental, evento de faculdade paraense que tem como objetivo explorar a representação do real, a partir de documentários produzidos na Amazônia, e impulsionar as mentes documentaristas da instituição.
O festival será realizado no Auditório da Estácio do Pará, em Belém. Seis curtas-metragens concorrerão na mostra, que reúne o trabalho de mais de 30 alunos dos cursos de Jornalismo e Publicidade. As produções fazem parte da conclusão da disciplina “Teoria e Prática Documental”.
Para a idealizadora do evento e coordenadora do curso de Jornalismo, Publicidade e Propaganda da Instituição, Arcângela Sena, o festival pretende estimular o olhar documentarista do estudante,
incentivando a produção de filmes com a temática amazônica. “Alguns alunos já trazem essa paixão pelo documentário, mas nós queremos ampliar essa possibilidade de representar o real. Um festival é sempre um incentivo, um canal que se abre para que o aluno possa mostrar seu roteiro, seu ponto de vista, seu olhar e sua subjetividade ao retratar um tema, ao escolher seus atores sociais” ressaltou.
Nesta edição, foi incluída a categoria Cartaz, tornando a disputa pelo primeiro lugar mais acirrada entre os participantes. Nesta categoria a avaliação foi feita pelo olhar atento dos jornalistas, publicitários e designers, Marcus Dickson, Clarisse Fonseca, Luis Guimbal, avaliadores acostumados com um mercado exigente.
Os filmes premiados serão escolhidos por um júri especial, que reúne a professora Érika Siqueira, o jornalista Nassif Jordy e as jornalistas Jalília Messias, o documentarista autor do documentário “O Boi-Bumbá de Salvaterra e suas comunidades quilombolas”, Guto Nunes.
Serviço:
- Segundo Festdoc Experimental Estácio Pará
- Dia: 19/06/23
- Local: AUDITÓRIO DA ESTÁCIO DO PARA – Municipalidade, 839.
- Horário: 19 horas
- ABERTO AO PÚBLICO