Cumprindo agenda em Belém, uma comitiva do governo federal conheceu nesta segunda-feira, 19, as instalações da Usinas da Paz.
A visita foi realizada na UsiPaz Cabanagem e foi guiada pelo governador Helder Barbalho e pela vice-governadora Hana Ghassan, o secretário de Articulação da Cidadania Igor Normando, e demais autoridades estaduais.
Entre os participantes estavam os ministros das Cidades, Jader Filho; da Integração Regional, Waldez Goés; dos Direitos Humanos e Cidadania, Silvio Almeida; do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira; da Secretaria-Geral da Presidência, Márcio Macêdo; e da ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet.
Os representantes do Governo Federal puderam conhecer o funcionamento e as atividades realizadas diariamente no complexo cabano, como as aulas da sala de música, informática, corte e costura, balé, os espaços da biblioteca e gastronomia. Do lado de fora, estavam sendo realizadas as aulas de natação, karatê e vôlei.
No final da visita, a comitiva se dirigiu à Plenária estadual do Plano Plurianual (PPA) Participativo 2024-2027 no Estado do Pará, evento realizado no final da tarde no Hangar Centro de Convenções e Feiras da Amazônia.
As Usinas da Paz (UsiPaz) são complexos multifuncionais do Governo do Pará, que buscam a transformação social, redução da violência e mais cidadania. As UsiPaz ofertam, à população, ações integradas das secretarias estaduais e órgãos parceiros e mais de 70 serviços gratuitos, como atendimento médico e odontológico, consultoria jurídica, emissão de documentos, cursos, capacitação técnica e profissionalizante, além de eventos e encontros da com a comunidade.
Atualmente, estão em funcionamento 9 complexos UsiPaz na Região Metropolitana de Belém e no Sudeste do Estado: Usinas da Paz Professor Amintas Pinheiro, no Icuí-Guajará, em Ananindeua; Antônia Correa, no bairro Nova União, em Marituba; Padre Bruno Sechi, no Bengui; as UsiPaz Cabanagem, Guamá, Terra Firme e Jurunas/Condor, em Belém, e as Usinas de Parauapebas e Canaã dos Carajás, no sudeste paraense. Além das UsiPaz Altamira e Marabá que já iniciaram as obras de construção.
O governador Helder Barbalho anunciou a construção das Usinas da Paz, em Bragança, Cametá, Abaetetuba, Castanhal, Paragominas, Tucuruí, Santa Izabel do Pará, Redenção e Itaituba. O objetivo do Governo do Estado é entregar 40 Usinas da Paz até o final da atual gestão, em todo o território paraense.