///

Reforma nos Mercedários: UFPA anuncia obra de restauro em patrimônio histórico de Belém

O prédio do antigo Convento dos Mercedários e da antiga Alfândega passará por obras de restauro realizadas pela Universidade Federal do Pará, em Belém. O patrimônio pertencia à Secretaria do Patrimônio da União (SPU), que cedeu à UFPA no dia 23 de março de 2018, por meio de autorização publicada no Diário Oficial da União.

Foto: Reprodução.

A proposta da universidade é tornar os prédios públicos em um ambiente para atividades de ensino, pesquisa, extensão e cultura, voltadas à preservação, conservação e restauro do patrimônio cultural de Belém e do estado do Pará, assim como um polo de efervescência cultural em interação com o Centro Histórico de Belém.

De acordo com o projeto, elaborado e coordenado pelas professoras Thaís Sanjad, Roseane Norat e Flávia Palácios, do Laboratório de Conservação, Restauro e Reabilitação (Lacore) da UFPA, algumas atividades já estão em funcionamento, como as atividades da Faculdade de Conservação e Restauro (Facore) e do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Patrimônio (PPGPatri), além das atividades de pesquisa do Lacore.

PROJETO

Além das atividades acadêmicas e científicas, o Polo Mercedários UFPA abrigará a nova Galeria de Arte da UFPA. A GAU será a responsável pela Reserva Técnica da Coleção Amazoniana de Arte da UFPA, uma das mais importantes do Norte e uma das três coleções indicadas ao Prêmio Emanuel Araújo 2022 da Associação Brasileira de Críticos de Arte, destinado ao reconhecimento de Coleção/Acervo/Conservação/Documentação Histórica.

Além disso, o espaço ainda abrigará uma livraria da Editora da UFPA, com foco em literatura sobre patrimônios culturais, conservação e restauro, fotografia e artes visuais e um projeto de ensino da Escola de Música da UFPA.

Além das melhorias já informadas, o novo Mercedários da UFPA terá ainda um auditório com 175 lugares. Para o início dessas atividades, a UFPA já investiu em torno de R$ 15 milhões de recursos próprios e já captou cerca de R$ 3,5 milhões em editais públicos e emendas parlamentares.

PROJETO APROVADO

Ainda em 2021, a Universidade Federal do Pará submeteu o projeto de restauro completo do prédio do Mercedários, incluindo a Igreja das Mercês, a um edital público do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

O projeto foi aprovado no mérito, em uma primeira etapa, e agora aguarda a decisão final sobre a liberação de financiamento. Em 2023, o projeto foi aprovado para captação de recursos via leis de incentivo à cultura.