///

Começa nesta sexta, 23, o festival junino de Novo Repartimento/PA; serão mais de R$ 33 mil em prêmios

Começa nesta sexta-feira, 23, o 3° Arraiá do Trabalho, o tradicional festival junino do município de Novo Repartimento, na região Sudoeste do Pará.

O evento, promovido pela Prefeitura de Novo Repartimento, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult), este ano vai distribuir mais de R$ 33 mil reais em premiação para os melhores grupos juninos.

Serão três dias de festa, no Espaço Cultural de Novo Repartimento, que encerram o circuito junino desenvolvido pela Prefeitura durante todo o mês, na área rural do município.

“A nossa gestão tem dado um olhar muito grande e especial para cultura no nosso município, principalmente as festividades juninas. Esse é o maior festival da região”, disse o prefeito Valdir Lemes.

Programação – A festa começa sempre a partir das 19h. Na sexta, 23, serão as apresentações das categorias mirim I e II, e Escola Juvenil. No sábado, 24, é a vez das categorias Escola Adulto, quadrilhas de bairros folclóricas e quadrilha de bairros parafolclóricas. Todas as escolas que disputam o concurso são escolas da rede pública de ensino.

E no domingo, 25, é o dia da apresentação das quadrilhas campeãs, escolha da Rainha do São João, premiação para a melhor barraca e apresentação das quadrilhas convidadas de outros municípios.

Receberão troféus, faixas e prêmios em dinheiro as melhores quadrilhas, melhores barracas, Rainha do São João, miss simpatia, mis mulata, e melhor marcador. Os brincantes serão avaliados por um corpo de jurados selecionado pela equipe da Secult.

E festa é completa, para ninguém colocar defeito. Várias atrações regionais e nacionais vão se apresentar após as quadrilhas.

No dia 23 quem comanda a festa é o cantor sertanejo Flaguim Moral. No dia 24, é a vez da atração nacional Biu do Piseiro. E no domingo, 25, se apresentam Higor Teclas, As Patroas, e Ramon Portilho.

“Esse evento movimenta a economia de uma forma surreal, além de resgatar a cultura de Novo Repartimento, que tem o histórico de muitos nordestinos. Essa é uma das maiores festas que a gente tem no calendário cultural do município, atrai pessoas de vários municípios vizinhos, movimenta rede de hotéis, salão de beleza, bares e restaurantes, comércio local… no ano passado a festa foi um sucesso, tenho certeza que esse ano será de novo”, disse o secretário municipal de Cultura e Turismo, Luan Oliveira.