//////

Lançamento: grupo Os Falsos do Carimbó lança o videoclipe de estreia ‘De cima do Rio Maguari’

O videoclipe que apresenta o carimbó urbano de Icoaraci e Outeiro, estria no próximo domingo, dia 2 julho

O grupo musical Os Falsos do Carimbó está lançando seu videoclipe de estreia intitulado “De cima do Rio Maguari” neste domingo, dia 2 de junho. As imagens do clipe foram filmadas na periferia de Belém e apresentam o carimbó urbano dos distritos de Outeiro e Icoaraci, regiões que são verdadeiras incubadoras da cultura popular na capital paraense. O objetivo do clipe é retratar as paisagens e manifestações culturais presentes nessas localidades.

O grupo musical, Falsos do Carimbó, é formado por Hugo Caetano (Voz, Banjo e Tambores), Melk Freitas (Voz, Banjo e Maraca), Arilson DiPreto (Voz e Curimbó), Lucas Silva (Curimbó e Maraca) e Flávio Cunha (Maraca).

E eles estão circulando! Para promover o lançamento da produção, o grupo tem realizado um circuito de shows ao longo do mês. A série de apresentações terá seu encerramento no sábado, dia 1º, que é a véspera do lançamento do videoclipe, com um show na Casa Flow, localizada no bairro do Guamá, a partir das 19h.

O grupo musical, Falsos do Carimbó, é formado por Hugo Caetano, Melk Freitas, Arilson DiPreto, Lucas Silva e Flávio Cunha. O grupo busca criar uma trilha sonora carregada de afetividade e pertencimento, inspirada nas praias e belezas naturais de Outeiro e Icoaraci. A produção focou em captar o olhar de quem atravessa a ponte e adentra um território repleto de poesia, natureza e manifestações culturais. Também há uma abordagem de uma das maiores problemáticas enfrentadas pela população da ilha de Outeiro: o transporte público. A produção visual busca chamar a atenção para essa questão por meio dos versos do Mestre Apolo da Caratateua.

Hugo Caetano destaca a importância dos distritos de Outeiro e Icoaraci na construção do carimbó. O grupo tem como objetivo criar e recriar paisagens sonoras em uma narrativa afetiva, representando aqueles que atravessam a cidade fazendo carimbó verdadeiro. O nome do grupo, “Os Falsos do Carimbó”, ressalta essa intenção de ser autêntico e verdadeiro.

Além disso, o trabalho audiovisual presta homenagem a grandes mestres do carimbó do interior do Pará e da Região Metropolitana de Belém, que são fontes de inspiração para o grupo. Entre eles estão Mestre Jaci, Mestre Lourival Igarapé, Mestre Nego Ray Mundé e Mestre Ney Lima Pela Paz.

Os Falsos do Carimbó iniciaram sua trajetória nas ruas de Belém, onde os artistas de rua encontraram no carimbó uma forma de sustento. Além de músicos, os integrantes do grupo são brincantes da cultura popular e ativistas sociais, com um histórico relevante dentro dos distritos de Icoaraci e Outeiro. Eles colaboram com grupos e espaços que promovem a educação popular e fortalecem a identidade nortista.

Hugo Caetano, Lucas Silva e Melk Moraes são primos cuja família tem tradição no carimbó desde a década de 1980 com o extinto grupo “Os Irmãos Coragem”. Desde 2018, eles tocam juntos como Os Falsos do Carimbó, acompanhando mestres como Cuité Marambaia e Lourival Igarapé. Em 2020, o grupo recebeu a colaboração de Arilson DiPreto, um jovem percussionista de origem quilombola da comunidade de Cachoeira Porteira, Oriximiná, que estuda ritmos de matriz africana. Com sua formação consolidada, o grupo lançou em 2022 seu primeiro EP autoral intitulado “Caratareua-Icoaraci”, que teve um show de lançamento no Teatro Experimental Waldemar Henrique.

Melk Moraes ressalta a honra de realizar um show de carimbó no prestigioso Teatro Waldemar Henrique, destacando que espaços como esse não são a realidade para muitos grupos de cultura popular. O desejo do grupo é que outras iniciativas também possam viver essa experiência.

Serviço
Os Falsos do Carimbó lança videoclipe “De cima do Rio Maguari”
Data: 02/06/2023
Redes sociais:
YouTube: Os Falsos do Carimbó
Instagram @osfalsosdocarimbo