//

Ex-ministro do STF, Sepúlveda Pertence, morre aos 85 anos

Morreu neste domingo, 2, o ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Sepúlveda Pertence, aos 85 anos, após ser internado no Hospital Sírio-Libanês, em Brasília (DF). A causa da morte foi falência múltipla dos órgãos. A informação foi divulgada pelo portal Correio Braziliense.

Sepúlveda Pertence nasceu em Sabará, Minas Gerais, e foi nomeado para o STF em 1989, durante o governo do ex-presidente José Sarney. No ano seguinte, assumiu o cargo de Juiz Substituto do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Em 1991, tornou-se juiz efetivo do TSE, ocupou a vice-presidência e, de 1993 a 1994, presidiu a Corte Eleitoral.

Pertence também se destacou ao participar da defesa do então ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 2018, juntamente com Cristiano Zanin. Ele se aposentou em 2007.

Sepúlveda Pertence iniciou sua trajetória acadêmica ao se formar Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais em 1960. Ele já ocupou o cargo de Procurador-Geral da República, sendo nomeado em março de 1985. Em 2007, foi indicado pelo presidente Lula da Silva, ainda em seu mandato anterior, para ser membro da Comissão de Ética Pública, com mandato de três anos.

LULA LAMENTA A MORTE DE PERTENCE:

O presidente Lula lamentou a partida do ex-ministro com uma note em suas redes sociais.