/////

‘Barbie’: Filme é Banido no Vietnã por causa de disputa territorial; entenda

O filme “Barbie”, que estreia em breve nos cinemas, não será exibido no circuito comercial do Vietnã, determinaram as autoridades locais, de acordo com informações do Deadline. O bloqueio do lançamento do filme se deve a uma cena em que é exibido um mapa da Ásia, incluindo a controversa “linha das nove raias”. As informações são do site Omelete.

Essa demarcação territorial, imposta pelo governo chinês desde meados do século XX, afirma que grande parte do mar da China Meridional – incluindo regiões próximas da costa do Vietnã e várias ilhas – pertence à China.

Além do Vietnã, os governos das Filipinas, Taiwan, Malásia e Brunei contestam a “linha das nove raias”. Em 2016, o Tribunal de Haia determinou que a China não tem base legal para reivindicar todo o território demarcado por ela. No entanto, o governo chinês se recusa a reconhecer essa decisão.

“Barbie” não é o primeiro filme de Hollywood a ser banido no Vietnã por essa razão. A animação “Abominável” (2019) da DreamWorks e a aventura “Uncharted” (2022) estrelada por Tom Holland também enfrentaram proibições.

Em “Barbie”, Margot Robbie e Ryan Gosling interpretam as versões “clássicas” de Barbie e Ken, enquanto o elenco inclui várias versões alternativas dos bonecos e outros personagens coadjuvantes interpretados por Simu Liu (Shang-Chi), Michael Cera (Juno), Issa Rae (Insecure), Kate McKinnon (Caça-Fantasmas), Nicola Coughlan (Bridgerton), Emma Mackey (Sex Education), John Cena (Velozes e Furiosos), Will Ferrell (Um Duende em Nova York) e outros.

A direção do filme fica por conta de Greta Gerwig, conhecida por “Adoráveis Mulheres” e “Lady Bird”. A cineasta indicada ao Oscar também assina o roteiro ao lado de Noah Baumbach.

“Barbie” está programado para estrear no Brasil em 20 de julho.