//////

Vídeo: protesto por moradia interrompe trânsito na Av. Arthur Bernardes

Nesta manhã de terça-feira, 04, um protesto por moradia fechou o trânsito nos dois sentidos da avenida Arthur Bernardes, em Belém, prejudicando o itinerário das linhas de ônibus e quem estava saindo de casa para compromissos como trabalho e escola.

A Polícia Militar foi acionada e se encontra no local, onde conversa com os integrantes do protesto e conseguiu a liberação da via para que os veículos seguissem viagem.

Em resposta à situação, a Secretaria de Habitação de Belém (Sehab) se manifestou sobre o protesto por moradia e disse: “As obras do Residencial Neuton Miranda ficaram paralisadas por quase 10 anos, após a identificação de de falha técnica no projeto de engenharia. Diante da situação, o Governo Federal chegou a solicitar o encerramento do contrato e a devolução dos recursos aplicados”, afirmou.

Já a Semob disse que agentes se encontram no local orientando condutores e organizando o trânsito para garantir a fluidez e a segurança viária no local. No sentido Bairro/Centro, o trânsito está sendo desviado pelo conjunto Promorar. Veja a nota na íntegra abaixo.

Confira a nota na íntegra:

“A Secretaria Municipal de Habitação informa que as obras do Residencial Neuton Miranda ficaram paralisadas por quase 10 anos, após a identificação de de falha técnica no projeto de engenharia. Diante da situação, o Governo Federal chegou a solicitar o encerramento do contrato e a devolução dos recursos aplicados. Somente na atual gestão, uma força tarefa foi montada, realizou os ajustes necessários e conseguiu resgatar o projeto junto ao Governo Federal, com retomada em 2021. No entanto, a empresa responsável não conseguiu cumprir o cronograma e, após notificações, a Prefeitura de Belém já trabalha no distrato para licitar e contratar outra construtora. A Sehab entende que o prazo para conclusão e entrega das obras será revisto e estendido, mas preza pela responsabilidade com o dinheiro público e atua para garantir as 168 moradias previstas no Residencial Neuton Miranda”.

“A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob) informa que a avenida Arthur Bernardes está interditada próximo ao canal Jacaré, por conta de protesto de moradores e negociada a liberação parcial da via temporariamente. Agentes da Semob encontram-se no local orientando condutores e organizando o trânsito para garantir a fluidez e a segurança viária no local. No sentido Bairro/Centro, o trânsito está sendo desviado pelo conjunto Promorar. No sentido Centro/Bairro não existe desvio proposto devido as vias existentes não comportarem o tráfego de veículos de grande porte”.

VEJA: