/////

Denúncia: ponto facultativo impede que motoristas recuperem carros guinchados, em Belém

O cantor e compositor paraense Rhenan Sanches, publicou um desabafo e um pedido de ajuda nas redes sociais, após ter o carro guinchado e não conseguir recuperar o veículo devido o ponto facultativo da Prefeitura de Belém, que decretou folga para os funcionários públicos em todas as sextas-feiras do mês de julho. 

Rhenan teve o carro guinchado na noite desta quinta-feira, 6, por estacionar de forma irregular. O belenense reconhece que cometeu uma infração e diz não criticar o fato do carro ter sido guinchado. Mas, nesta sexta-feira, 7, ao tentar retirar o carro do pátio de retenção, localizado no bairro da Sacramenta, “deu com a cara na porta”, já que o local está fechado devido ao decreto. O cantor afirma que precisa retirar o carro para trabalhar durante o final de semana, mas não consegue. 

O cantor denuncia ainda que, apesar da portaria publicada no Diário Oficial do Município decretar que funcionários de cada órgão devem trabalhar em caráter de plantão, isso não está acontecendo no pátio de retenção da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob).

“Eu trabalho nos finais de semana, preciso do meu carro para trabalhar, e agora não vou poder trabalhar porque meu carro está preso?”, desabafou o cantor. 

“Meu carro foi rebocado na quinta-feira, eu vou ter que pagar uma diária e, o fato de eu não conseguir tirar meu carro hoje vai fazer com que eu tenha que pagar três diárias, porque estão de folga”, completou.

O cantor afirma que, apesar do pátio está fechado para a retirada de veículos, os guinchos continuam rebocando carros. 

“Eu estou repudiando essa situação porque está errado. Quantas pessoas ontem não tiveram seus carros rebocados e que serão obrigadas a pagar três ou quatro diárias porque o local está fechado? Mas o guincho não está de folga, porque eu estava chegando aqui no pátio e o guincho estava trazendo mais carros. Então, como é que pode recolher carro na sexta-feira, mas para retirar a gente não pode porque os funcionários estão de folga? Isso está errado. E a gente sabe que Belém está abandonada. Querem cobrar da gente, vão cobrar, mas também serão cobrados”, afirmou o cantor.

O que diz o decreto – A Prefeitura de Belém definiu que as sextas-feiras do mês de julho, nas férias escolares, serão consideradas pontos facultativos, enquanto mantém os serviços essenciais para a população. A medida foi publicada na última segunda-feira, 3, no Diário Oficial do Município.
Com a decisão, órgãos públicos municipais e da administração direta e indireta não devem funcionar nesta sexta-feira, 7, e também nos dias: 14, 21 e 28.

A exceção é apenas para os funcionários públicos vinculados às unidades e serviços considerados essenciais para o atendimento à população.

Conforme a publicação, nos dias facultativos, os órgãos da Administração Direta e Indireta do Município de Belém deverão designar servidores vinculados às suas áreas finalísticas, administrativas, financeiras e contábeis para atender às demandas em regime de plantão, o que não está acontecendo no pátio de retenção. 

A redação do BT procurou a Semob e pediu um posicionamento sobre a denúncia, mas até o momento, não teve retorno. 

Veja um trecho do relato de Rhenan: