A Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (Fapespa) abriu uma chamada, nesta quarta-feira, 12, para a concessão de 150 cotas institucionais de bolsas na modalidade doutorado. O investimento é de mais de R$ 22,3 milhões, do governo do Estado, que segue comprometido com o desenvolvimento da pesquisa científica no Pará.
O valor mensal de cada bolsa de doutorado é de R$ 3.100, já equiparado aos órgãos de fomento à pesquisa nacional, a exemplos do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).
As cotas terão duração de até 48 meses (quatro anos). A submissão da proposta por parte da Instituição Científica, Tecnológica e de Inovação – ICT pública, sediada no estado do Pará, deve ser feita até o dia 31 de julho de 2023, com a implementação das bolsas prevista para o próximo mês de setembro.
O representante máximo institucional deverá se cadastrar no Portal da Fapespa, através do link.
A Fapespa está com outras duas chamadas abertas: uma de até 1.300 cotas institucionais de bolsas de Iniciação Científica – Graduação (IC), que vai até a próxima sexta-feira (14), e a outra de 200 cotas institucionais de bolsas de mestrado, até o dia 28 deste mês. Todas as informações sobre ambas estão disponíveis no site da instituição.
*Com informações de Ascom Fapespa.