///

Alter do Chão e praias de Santarém estão próprias para banho, aponta teste de balneabilidade

O resultado do 3º Monitoramento de Balneabilidade das Praias de Santarém avaliou a qualidade das águas das praias do rio Tapajós. O estudo faz parte do Contrato nº 008/2022, firmado entre a Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) e a AmazonHidro – Engenharia Ambiental e Análise de Água LTDA.

As análises foram realizadas em consonância com a Resolução Conama 274 de 2000, sendo considerados como parâmetros microbiológicos indicadores de qualidade balnear, Escherichia coli e coliformes termotolerantes, além do parâmetro químico e potencial hidrogeniônico.

As coletas ocorreram no período de 26 de maio a 16 de junho de 2023. Foto: Agência Santarém

As coletas ocorreram no período de 26 de maio a 16 de junho de 2023, nas praias da orla fluvial, à direita do rio Tapajós. Em cinco campanhas, 11 pontos – Ponta do Muretá, Ponta de Pedras, Pajuçara, Maracanã e Alter do Chão – foram testados.

Após as coletas, foram gerados laudos laboratoriais, boletim de balneabilidade e parecer conclusivo sobre as condições de balneabilidade dos balneários/praias. Todos os laudos constataram a qualidade como Própria/Excelente.

Também foram realizados testes para verificar o Índice de Qualidade da Água (IQA) dos Lagos Urbanos Papucu e Mapiri. Solicitado pelo Ministério Público do Estado do Pará, o estudo está em consonância com a Resolução Conama n° 357/2005.

Nesse caso, foram analisados parâmetros relacionados à qualidade da água (Potencial de Hidrogênio (PH), Coliforme Termotolerantes (CT), Demanda Bioquímica de Oxigênio (DBO), Nitrato Total (NO3), Fósforo Total (PT), Temperatura (TEMP), Turbidez (TURB), Sólidos Totais (ST) e Oxigênio Dissolvido (OD).

Nestas análises, a qualidade da água foi considerada Boa. Além disso, tanto o lago do Mapiri, quanto o lago do Papucu apresentaram melhoras em seus índices de qualidade da água com relação ao último período monitorado (janeiro).

Essa foi a segunda campanha de coleta de amostras nos lagos Papucu e Mapiri. As coletas deste programa de monitoramento serão realizadas quadrimestralmente ao longo de um ciclo anual no sentido de se relacionar a qualidade da água encontrada com a variação de cota do regime fluvial do rio Tapajós.