//////

‘Contos Encantados’: Entre os meses de julho e agosto, projeto leva magia e cultura à região da Transamazônica

CONTOS ENCANTANDO O PARÁ. A região da Transamazônica se prepara para embarcar em uma jornada mágica e fascinante com o projeto especial “Contos Encantados”.

Entre os meses de julho e agosto deste ano, o projeto, que é patrocinado pela Equatorial Energia Pará por meio da Lei de Incentivo à Cultura, chegará a quatro cidades da região para narrar, de forma lúdica, a origem e as comemorações da tradicional Folia de Reis ou Encontro de Reisados, festa folclórica popular celebrada em todo o Brasil.

Espetáculo circense “Reisado Aéreo”

As cidades serão contempladas com apresentações culturais gratuitas, incluindo espetáculos teatrais, dança circense aérea, coral e orquestra instrumental. São elas: Medicilândia (15 e 16/07), Altamira (22 e 23/07), Uruará (29 e 30/07) e Pacajá (05 e 06/08).

O projeto busca envolver a comunidade local, proporcionando momentos de magia e alegria para pessoas de todas as idades.

Olivio Rafael, produtor do projeto, destacou a importância de transmitir a essência cultural e espiritual do Encontro de Reisados. Ele afirma: “O Encontro de Reisados é uma tradição que atravessa gerações, carregando consigo uma riqueza cultural e espiritual ímpar. E é exatamente essa essência que queremos apresentar e transmitir ao público paraense de todas as idades. Sem dúvidas, será um momento especial para celebrarmos a cultura, a tradição e a magia dessa festa.”

PATROCINIO EQUATORIAL:

A Equatorial Pará, que é a maior patrocinadora de cultura do Estado, apoia o projeto como forma de valorizar as expressões locais e democratizar o acesso à arte. João Pedro, gerente de relacionamento com cliente da Equatorial, afirmou: “A Equatorial Pará acredita no potencial do evento e no impacto positivo que ele vai trazer para as cidades que receberão o projeto, oferecendo entretenimento e cultura para a população local.”

PROGRAMAÇÃO CULTURAL:

Orquestra Xingu

A programação cultural será a mesma nas quatro cidades, contando com a participação da Orquestra Xingu, do Coral Vozes do Xingu, do espetáculo circense “Reisado Aéreo” e dos Contos Encantados com Mickey Mouse. As apresentações iniciarão sempre às 18h. A Orquestra Xingu, reconhecida por unir diferentes estilos musicais, proporcionará performances cativantes e envolventes. Já o Coral Vozes do Xingu interpretará canções tradicionais da folia de reis, transmitindo toda a essência e espiritualidade dessa celebração folclórica.

A Companhia de Circo Nós Tantos, conhecida por suas performances criativas e inovadoras, traz um exemplo fascinante desse talento com o “Reisado Aéreo”. O grupo combina acrobacias aéreas com as características típicas do Reisado, proporcionando uma experiência visualmente deslumbrante.

OFICINA DE AUDIOVISUAL EM ALTAMIRA:

Além das apresentações culturais, o projeto promoverá uma oficina de audiovisual em Altamira, de 03 a 07/07 e de 10 a 14/07. Com aulas básicas de filmagem e edição em aparelhos celulares, a oficina estimulará o interesse pela produção audiovisual e democratizará o acesso a ferramentas de criação.

Ao final, os alunos produzirão um curta-metragem com o tema “Preservação do Amanhã”, que será exibido nos telões do palco durante as apresentações culturais nas quatro cidades. Os participantes receberão um certificado de participação ao término do curso.

A iniciativa é uma realização do Ministério da Cultura e Governo Federal, com produção da OMF, e conta com o apoio das prefeituras das quatro cidades abrangidas. A Equatorial Pará, por meio da Lei Semear, reforça seu compromisso em valorizar a cultura paraense e contribuir para o enriquecimento da vida cultural das comunidades locais. Michelle Miranda, analista de Sustentabilidade da Equatorial Pará, destaca: “Avaliamos sempre a forma positiva que o projeto vai impactar na realidade do local, então, prezamos pela valorização artística e a geração de renda, por exemplo.”

Com informações de Karine Sued de Oliveira, da Assessora de imprensa do Projeto