/////

Festival Encontro das Águas ocorre neste sábado em Porto de Moz

Evento patrocinado pela Equatorial Pará celebra a cultura e a arte da região com as apresentações dos grupos Xingu e Amazonas.

Neste sábado, dias 15, e domingo 16 de julho, Porto de Moz, no oeste paraense, se transforma na sede do 5º Festival Encontro das Águas, reunindo milhares de pessoas em uma celebração que une os gigantes Rio Xingu e Rio Amazonas – que levarão para a Arena das Águas enredos que narram a história e valorização das culturas ribeirinhas e indígenas que compõem a identidade regional.

A iniciativa é organizada pela prefeitura municipal e tem o patrocínio da Equatorial Pará, através da Lei de Incentivo à Cultura do Pará, a Lei Semear. A programação ocorre na Arena das Águas, no bairro Cariri, a partir das 19h.

Com mais de 1.200 integrantes cada, os grupos Xingu e Amazonas dedicam o ano inteiro na preparação das alegorias e elementos ornamentais que compõem as apresentações. Durante o festival, eles encantam os espectadores com lendas e magias da região, através de performances artísticas, shows musicais e danças folclóricas.

Além do aspecto cultural, o Festival Encontro das Águas tornou-se um marco importante para a economia local. O evento impulsiona o comércio da região e movimenta o setor hoteleiro com a chegada de turistas que prestigiam a celebração cultural.

Os dois grupos reúnem um total de 550 brincantes, mas todo o volume de pessoas envolvidas na produção do evento somam aproximadamente 1200 profissionais. Em cada dia de festival, os grupos fazem uma apresentação diferente levando a magia das lendas amazônicas. De certa maneira, a estrutura da festa lembra o modelo seguido pelos festivais dos Botos (em Santarém) e das Tribos (em Juruti).

Este ano, o grupo Rio Xingu levar para a Arena das Águas o tema Xingu: o coração do Brasil. No enredo, a história dos povos originários da região. “O festival abre as portas para que nós, cabelos da Amazônia, possamos levar para o mundo a valorização da história do povo da região do Xingu”, comenta Luciana Guimarães, secretária do grupo.

Já o grupo Rio Amazonas vai defender a herança cultural ribeirinha no enredo que tem como tema Romaria das Águas: Fé, Cultura e Tradição. “Vamos estar levando para a Arena todo o legado histórico e cultural, todo potencial que Porto de Moz tem, através do povo ribeirinho”, disse Mariceli Machado, diretora do grupo.

COMPROMISSO COM A CULTURA:

Michelle Miranda, analista de Sustentabilidade da Equatorial Pará, destaca o compromisso da empresa em valorizar expressões locais e democratizar o acesso à arte. A distribuidora de energia, que é a maior patrocinadora de cultura do estado, apoia iniciativas como o Encontro das Águas, avaliando o impacto positivo que esses projetos trazem para a realidade local, valorizando a arte e estimulando a geração de renda.

“Avaliamos sempre a forma positiva que o projeto vai impactar na realidade do local, então, prezamos pela valorização artística e a geração de renda, por exemplo. E o Encontro das Águas é um megaevento que mobiliza toda a região. A Equatorial Pará é uma parceira de longa data da iniciativa porque acredita no poder de transformação cultural do evento”, finaliza Michelle.

Serviço:
5º Festival Encontro das Águas
Onde: Arena das Águas, bairro Cariri, Porto de Moz
Quando: 15 e 16 de julho
Hora: 19h