O Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), em parceria com o Governo do Estado do Pará, realizará no período de 30 de agosto a 1º de setembro, em Belém (PA), a Conferência Internacional Amazônia e Novas Economias. O evento vai discutir o desenvolvimento das novas economias na Amazônia.
O governador Helder Barbalho anunciou pelas redes sociais que personalidades internacionais confirmaram presença na conferência. O ex-primeiro-ministro do Reino Unido, Tony Blair, Iván Duque, presidente da Colômbia (2018-2022) e Ban Ki-Moon, 8º Secretário-Geral da ONU estarão em Belém.
“O futuro do mundo está ligado ao futuro da Amazônia. Conservar a biodiversidade e combater o desmatamento são ações que dependem diretamente das alternativas econômicas que se apresentam às pessoas que vivem na Amazônia, para sua subsistência e merecido progresso social. Por isso, acreditamos que esta conferência vai proporcionar debates qualificados, além de criar uma rede de articulação e apoio às novas economias na Amazônia”, afirma o diretor-presidente do IBRAM, Raul Jungmann.
O evento, restrito a convidados, trará apresentações, debates e exposições de negócios, das principais autoridades, especialistas, investidores, organizações e lideranças locais e nacionais que têm debatido e consolidado o tema na Amazônia.
Entre os temas que serão debatidos durante o evento estão: os desafios para o desenvolvimento das cidades da Amazônia; nova economia baseada em práticas ancestrais dos povos indígenas e tradicionais; financiamento das novas economias; segurança climática; transição climática e minerais estratégicos; desafios nacionais e internacionais de enfrentamento aos crimes ambientais na Amazônia. assim como, da saúde pública, do combate às desigualdades, segurança alimentar e erradicação da pobreza.