///

Banho de rio assistido atende pessoas com deficiência em ilha de Belém

Quando foi seu último banho de praia? Para algumas pessoas com deficiência a resposta pode ser “há anos”, “quando criança”, ou até, “nunca entrei no rio ou no mar”. O projeto “Banho Acessível”, da Prefeitura de Belém, identificou a demanda e levou 20 pessoas com algum tipo de limitação física para tomar banho de rio no distrito de Mosqueiro, distante cerca de 70 km da capital do Pará.

É o período mais quente do ano no Norte do país e o mês de julho fica favorável para aproveitar as praias paraenses.

A estudante Sthefanny Mota, de 16 anos, estava empolgada.

“Estou muito feliz. Eu amo muito praia e quero logo entrar na água”, disse a estudante pouco antes de entrar na praia.

A mãe da jovem, a pedagoga Elizabete Mota, afirma que a iniciativa promove acessibilidade nas praias da cidade e deixa muita gente feliz.

Moradora de Mosqueiro, Elizângela Bentes, de 48 anos, diz que era ainda criança na última vez que tomou um banho de praia.

“Eu agradeço por todo carinho que a equipe teve comigo. Esse trabalho é feito com carinho e eles estão de parabéns”, declarou Elizângela.

O projeto “Banho Acessível” integra a programação do Verão Tamo Junto da Prefeitura de Belém, coordenado pela Secretaria Municipal de Esporte, Juventude e Lazer (Sejel), e envolve aproximadamente, 15 profissionais, entre educadores físicos e técnicos em esporte e lazer.