Os mais de 37 mil habitantes de Afuá, na Ilha do Marajó, no Pará contam agora com um novo Terminal Hidroviário que foi inaufurado pelo governo do Estado na segunda, 24.
“Este terminal novo, feito de concreto, vai permitir que as pessoas que desembarcarem aqui tenham um primeiro impacto legal. É um espaço novo e estruturado, que vai garantir que os desembarques sejam feitos de maneira segura. Só tem a agregar e embelezar ainda mais o nosso município”, afirmou o vendedor Deivid Patrick Morais trabalha há três anos com a venda de passagens em uma empresa de navegação no município.
Durante a entrega do novo Terminal Hidroviário, o governador Helder Barbalho destacou a importância do equipamento público. “Estamos aqui para cuidar de Afuá, cuidar do nosso Marajó, para garantir obras e benefícios, para que as cidades possam ter a devida estruturação. Hoje, em uma cidade que tem os rios como suas ruas, poder viabilizar este terminal hidroviário garante acessibilidade, cuidado e zelo com a população. Estou muito feliz em ter o Governo, junto com a prefeitura local, trabalhando por Afuá”, reiterou o governador.
O prefeito de Afuá, Odimar Wanderley Salomão (Mazinho Salomão), agradeceu ao Governo pela entrega da obra. “Hoje, o terminal está sendo entregue para todos os moradores completamente equipado, funcionando, com salas e cabines com centrais de ar, wi-fi e mobiliário. Tudo pronto para para atender a nossa população”, ressaltou o gestor municipal.
A reconstrução do Terminal Hidroviário de Afuá faz parte de um conjunto de obras executadas pelo governo do Estado para garantir a reestruturação e modernização do modal hidroviário paraense. A obra vai garantir conforto e segurança no embarque e desembarque de passageiros, com um espaço moderno e amplo, totalmente equipado para receber a população local e visitantes.
Com investimentos de R$ 4,4 milhões, o novo Terminal Hidroviário de Afuá conta com instalações elétricas e hidrossanitárias, pintura, sala de embarque, salas para órgãos oficiais, guichês para venda de passagens, cadeiras confortáveis, bebedouro, televisão e outros benefícios que garantem comodidade e segurança à população. Os novos ambientes são integrados por meio de uma área de circulação, com mais de 220 metros quadrados.
O conjunto naval contém um flutuante de 15 metros de comprimento, atrelado a uma rampa metálica de 30 metros de comprimento, e um moderno sistema de articulação, capaz de permitir o movimento vertical da estrutura conforme variação da maré. Para garantir mais proteção e conforto aos passageiros, todo o sistema naval é coberto, reduzindo o risco de acidentes devido à chuva.
De acordo com o presidente da Companhia de Portos e Hidrovias do Pará (CPH), Márcio Tavares, a entrega do novo terminal representa um avanço na estrutura portuária do município, que tem no modal hidroviário sua principal via de acesso.
“Este é um terminal que ficou muito bonito. Fizemos algumas adaptações no projeto para entregar um equipamento público de qualidade, capaz de garantir estrutura e segurança no embarque e desembarque de passageiros. Seguimos trabalhando para entregar, cada vez mais, terminais, portos e trapiches de qualidade em todas as regiões do Estado”, garantiu Márcio Tavares.
Outras oito obras prosseguem na região do Marajó, e vão garantir novos terminais hidroviários nos municípios de Anajás, Bagre, Breves, Chaves, Melgaço, Oeiras do Pará, Salvaterra e Soure.
*Com informações de Agência Pará.