////

Projeto social leva capacitação para mulheres ribeirinhas em Santarém, no Pará

Inicitiva Arte Fora da Caixa leva capacitação, oficinas e rodas de conversas para população marajoara

O projeto social Arte Fora da Caixa, está em ação mais uma vez, levando capacitação e empoderamento para as mulheres na região de Santarém, oeste do Pará, para capacitar mulheres ribeirinhas. As comunidades que irão receber a próxima ação serão Galiléia, no de 25 a 27 de julho, e Juruti Velho, em 27 e 28 de julho. A ação tem apoio e patrocínio da Equatorial Energia, através da lei Semear.

O principal objetivo do Arte Fora da Caixa é oferecer oportunidades de capacitação e desenvolvimento para as mulheres, proporcionando as ferramentas para alcançarem independência e sucesso em suas comunidades. O projeto se baseia na crença de que a educação e o aprendizado de novas habilidades são meios poderosos de empoderamento e transformação social.

O projeto disponibiliza diversos cursos que abrangem diversas vertentes e áreas de interesse para as mulheres. Entre os cursos oferecidos, destacam-se:

Panificação: Nesse curso os alunos descobrem os segredos da arte da panificação e criam delícias que encantam paladares.

Horticultura: Técnicas de cultivo sustentável onde exploram o potencial agrícola da região.

Artesanato: Desenvolvem habilidades criativas e artísticas para produzir peças únicas e valorizadas.

Estética e Beleza: Exploram o universo da beleza e bem-estar, aprendendo técnicas de cuidados pessoais.

Saúde e Orientação Sexual: Além das atividades mencionadas acima, o projeto também proporciona atendimento de enfermagem para garantir o bem-estar das participantes e realiza palestras esclarecedoras sobre orientação sexual para os adolescentes da comunidade.

O projeto Arte Fora da Caixa já esteve presente nas regiões do Marajó, Maceió e agora em edição especial em Santarém nas comunidades de Galiléia e Juruti, com parceria com as escolas locais para ministrar os cursos e atividades. Essa abordagem permite alcançar um número significativo de mulheres e adolescentes, promovendo um impacto positivo e duradouro em suas vidas. A próxima comunidade que será contemplada pelo projeto será Cajual, nos dias 10 e 11 de agosto.