////

Cúpula da Amazônia: saiba quem são os presidentes esperados no evento, em Belém

A Cúpula da Amazônia é um evento que reunirá, nos dias 8 e 9 de agosto, no Hangar- Centro de Convenções, em Belém, chefes de Estado dos oito países integrantes da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA): Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela.

Durante o evento, são esperados  presidente da Colômbia, Gustavo Petro;  presidente da Bolívia, Luis Arce; presidente do Peru, Dina Boluarte;  presidente da Venezuela, Nicolás Maduro; presidente da Guiana, Mohamed Irfran Ali; presidente do Equador, Guillermo Lasso; Chan Santokhi, presidente do Suriname Chan Santokhi.

O encontro pretende inaugurar uma nova etapa na cooperação entre os países que abrigam o bioma com a adoção de uma política comum para o desenvolvimento sustentável da região. A Cúpula deverá definir um compromisso de cooperação pelo desenvolvimento sustentável da Amazônia entre esses países, por meio da retomada do diálogo regional e do fortalecimento das relações entre as entidades governamentais e civis das nações participantes.

Quem são os presidentes:

Gustavo Petro- presidente da Colômbia:
Gustavo Francisco Petro Urrego é um político e economista colombiano, ex-integrante da extinta guerrilha M-19 e atual presidente da Colômbia. Foi senador da República pelo período 2018-2022, fundador do movimento político Colombia Humana.

Luis Arce- presidente da Bolívia:
Luis Alberto Arce Catacora é um economista, contador, professor universitário e político boliviano, atual presidente da Bolívia após ter vencido as eleições gerais de 2020.

Dina Boluarte- presidente do Peru:
Dina Ercilia Boluarte Zegarra é uma política, funcionária pública e advogada peruana que atualmente atua como presidente do Peru desde 7 de dezembro de 2022. Ela serviu como a primeira vice-presidente e ministra do Ministério do Desenvolvimento e Inclusão Social do presidente Pedro Castillo.

Nicolás Maduro- presidente da Venezuela:
Nicolás Maduro Moros é um político venezuelano e atual presidente da República Bolivariana da Venezuela. Como vice-presidente, assumiu interinamente a presidência da República em 2012, logo após a vitória eleitoral de Hugo Chávez, em razão da grave enfermidade do presidente eleito.

Mohamed Irfran Ali- presidente da Guiana
Mohamed Irfaan Ali é um político guianês, pertencente ao Partido Cívico Popular Progressivo, que atualmente atua como o 10.º presidente da Guiana desde 2020. É membro da Assembleia Nacional desde as eleições de 2006, sendo reeleito em 2011 e 2015.

Guillermo Lasso- presidente do Equador
Guillermo Lasso, de 67 anos, é o primeiro governante de direita – eleito com as bandeiras do Partido Social Cristão – a chegar ao Palácio Carondelet em 18 anos. Ele é católico com uma tendência conservadora e é o caçula de 11 irmãos. O presidente é casado com María de Lourdes Alcívar há 42 anos.

Chan Santokhi- presidente do Suriname
Chandrikapersad Santokhi, conhecido popularmente como Chan Santokhi, (Lelydorp, 3 de fevereiro de 1959) é um político surinamês e ex-chefe de polícia. É o atual presidente do Suriname desde 16 de julho de 2020.