Durante uma coletiva de imprensa, no evento Diálogos da Amazônia, a Ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, falou no último sábado, 5, em Belém, sobre a isenção do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) sobre o pedido de exploração da foz do rio Amazonas feito pela Petrobras.
Quando perguntada sobre o pedido apresentado pela estatal para exploração de petróleo e gás natural da foz do Amazonas, a ministra ratificou que os técnicos têm isenção para avaliar a solicitação e o parecer apresentado por eles será decisivo para autorizar ou negar o novo pedido da Petrobrás.
“No processo de licenciamento, o empreendedor tem o direito de reapresentar a proposta. A Petrobras já reapresentou a proposta, e o Ibama, com toda a isenção, vai fazer essa avaliação, porque num governo republicano, os técnicos têm a liberdade de dar o seu parecer, e as autoridades, que devem fazer políticas públicas baseadas em evidências, devem olhar para aquilo que os técnicos estão dizendo”, declarou a Ministra do Meio Ambiente.
Segundo a ministra, o órgão “não dificulta, nem facilita” o pedido. “Obviamente, quando você não é negacionista, aquilo que a ciência e a técnica dizem importa na hora de tomar as decisões.”, afirmou Marina.
Confira o momento:
ENTENDA MAIS SOBRE O CASO: