//

Governador Helder discursa no Rio de Janeiro em lançamento do novo PAC

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou nesta sexta-feira (11), o novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), que prevê 2 mil obras, sendo 300 indicadas pelos governadores e 1,7 mil pela União. Os investimentos previstos no Pará superam a casa dos R$ 75,2 bilhões em obras e serviços para melhorar a vida da população. O governador Helder Barbalho esteve presente na solenidade de anúncio, realizada no Theatro Municipal do Rio de Janeiro.

Foto: Marco Santos | Agência Pará

Durante o discurso, Helder pregou a união institucional e defendeu o PAC como ferramenta de desenvolvimento, inclusão, redução das desigualdades e geração de oportunidades. 

Foto: Marco Santos | Agência Pará

“O PAC permite que coisas estratégias em nosso país possam acontecer e permitir que o nosso país seja mais competitivo e, acima de tudo, irá convergir energias e oportunidades respeitando as particularidades e desafios regionais. Que possamos gerar empregos para termos um país forte e pujante”, conclamou o governador. 

Infraestrutura 

O Estado do Pará foi contemplado com 10 projetos voltados à infraestrutura, onde estão previstas intervenções com obras de saneamento básico com aplicação da coleta e tratamento de esgoto confirmadas. Na área de mobilidade, a BR-316 será contemplada com a duplicação do trecho entre Castanhal, Santa Maria e o trecho de acesso à Salinas. Na BR-230, Rodovia Transamazônica, o trecho entre Medicilândia e Rurópolis será pavimentado. As obras de pavimentação da BR-422, no trecho entre Novo Repartimento e Tucuruí, também estão incluso no PAC.

Ainda sobre investimentos em BRs, as 308 e 163 também estão contempladas com obras de pavimentação nos trechos entre Bragança e Viseu e Rurópolis e Miritituba, respectivamente. Ainda na área de mobilidade, o Programa de Aceleração do Crescimento do Governo Federal prevê obras para derrocamento do Pedral do Lourenço entre os municípios de Marabá e Baião. A medida vai  potencializar ainda mais uma modalidade de transporte de cabotagem. 

Entre os anúncios do novo PAC, estão os investimentos em pontes, sendo eles na estrutura sobre o rio Xingu, no Distrito de Belo Monte, e também sobre o rio Araguaia, interligando o Pará com o Estado de Tocantins no município de Xambioá. Ainda envolvendo os rios paraenses, na relação de obras de infraestrutura do PAC estão previstos investimentos na Hidrovias Tapajós.