Encerram neste domingo, 13, as inscrições para a primeira edição do Dança Carajás- Festival, o evento é o primeiro e único festival da região sul e sudeste do estado do Pará a ser aprovado na Lei Rouanet. O festival vai distribuir premiações em dinheiro, troféu e bolsas de estudo no Brasil e no exterior.
O Festival será realizado entre os dias 21 e 24 de setembro, com diferentes serviços, entre eles: dança na escola, mesa redonda, workshops e mostra competitiva entre os mais diferentes estilos de dança, desde o ballet até o hip-hop.
O festival, aprovado pela Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), do Governo Federal, e pela lei estadual semear, vai trazer os melhores bailarinos, coreógrafos e companhias de dança de todo o estado.
Os interessados em participar da programação devem fazer a inscrição por meio do site.
A inscrição será confirmada após a doação de uma lata de leite ninho, que será destinada às mães atendidas pelo Centro de Testagens Anônimas de Parauapebas, que auxilia mães portadoras do vírus HIV que não podem amamentar seus filhos recém-nascidos.
Todos os critérios para a inscrição estão disponíveis no site do festival. O diretor-geral do evento, Jarbas Alves, explica a importância de os interessados ficarem atentos às regras.
“É fundamental que todos os inscritos estejam cientes desse requisito e estejam preparados para realizar a doação no momento do credenciamento. Caso haja omissão ou não cumprimento desse requisito, as inscrições serão canceladas automaticamente, impossibilitando a participação no festival”.
O Festival será realizado no Centro Cultural Parauapebas, e é organizado pela JA Produções Artísticas. Os participantes da mostra competitivas serão avaliados e julgados por um corpo de jurados especializados nos mais diversos segmentos da dança.
A abertura do Festival será feita pelo Ateliê Contemporâneo Cia de Dança de São Luiz-MA, com a pré-estreia do espetáculo Borboletas no Estômago, com assinatura do coreógrafo Fábio Alcântara.
A banca de jurados será composta por: Fábio Alcântara, Adriana Assaf, Gui Negão, Rose Monteiro e Jhean Allex.
Workshops- Durante o festival, os participantes terão a oportunidade de participar de workshops de capacitação ministrados por renomados profissionais da dança. São eles:
Workshops Intermediários / Avançado:
- Dança Contemporânea: Fábio Alcântara;
- Balé Clássico: Adriana Assaf;
- Danças Urbanas: Gui Negão;
- Dança Inclusiva: Rose Monteiro;
- Jazz Dance: Jhean Allex
Workshops Iniciante:
- Balé Clássico, Dança Contemporânea e Jazz Dance: Dallila Pereira
Mesa Redonda: Na mesa redonda, os participantes terão a oportunidade de explorar temas como as novas tendências e desafios da dança, o papel das tecnologias digitais na criação coreográfica, a importância da inclusão e diversidade na dança, o impacto da dança na sociedade e na formação de identidades culturais, a importância da economia criativa assim como as leis de incentivo a cultura, programas da Funarte entre outros temas. Onde teremos presença confirmada da Maria Marighela presidente da Funarte e Deputado federal Kenyston Braga, aguardando confirmação de presenças do Ministério da Cultura, Fundação Cultural do Pará e Secretaria de Cultura do Pará.
Dança na Escola: O projeto “Dança na Escola” em parceria com a Secretaria de Educação de Parauapebas, tem como objetivo capacitar professores da rede pública e privada de ensino, proporcionando conhecimentos de ferramentas metodológicas. O foco principal será nas modalidades Dança Contemporânea e Danças Regionais.
“O Dança Carajás será uma oportunidade única para artistas e coreógrafos mostrarem seu trabalho e promover o crescimento da comunidade de bailarinos no Pará, além de incentivar o turismo local e contribuir para o aquecimento da economia”, pontuou Jarbas.
Dança Carajás no MICA 2023:
O Dança Carajás – Festival, foi o único festival do Pará e de toda a Região Norte do país selecionado para participar da 7ª edição do Mercado de Indústrias Culturais Argentinas (MICA), que aconteceu entre os dias 1 e 4 de junho, no Centro Cultural Kirchner, em Buenos Aires, na Argentina. O Brasil foi o convidado de honra deste evento, e o Dança Carajás foi o único festival selecionado para representar o Estado do Pará e toda a Região Norte compondo com mais 90 produtores culturais a delegação brasileira no MICA 2023
O Festival será apresentado no formato presencial e por meio de lives nas redes sociais.
Patrocinadores – Estamos orgulhosos em anunciar que o Banco da Amazônia é nosso patrocinador oficial, reconhecendo a importância e o potencial do festival para o desenvolvimento cultural da região. Além disso, contamos com o valioso apoio cultural de parceiros como Circuito Cinemas, ASCOM (Secretaria de Comunicação de Parauapebas-PA), Centro Cultural Parauapebas, além do Ibis Hotel Parauapebas, e a empresa Localiza. Essas parcerias são fundamentais para viabilizar o festival e torná-lo uma realidade memorável.
Com o apoio desses patrocinadores e apoiadores culturais, temos a confiança de que o Dança Carajás Festival será um evento de grande impacto e sucesso, trazendo benefícios significativos para a comunidade artística e a população em geral. Juntos, estamos construindo uma plataforma cultural que promove o talento, a diversidade e a inclusão, além de impulsionar o desenvolvimento regional através da arte da dança.
“A ideia do Dança Carajás é realizar, em Parauapebas, o maior festival de dança do interior do estado do Pará, valorizando o cenário da dança paraense e descobrindo talentos em nossa cidade e região, proporcionando democratização do acesso à cultura e capacitação dos profissionais inscritos”, contou Jarbas Alves.
SERVIÇO DANÇA CARAJÁS:
Inscrições: 08/07 a 13/08
Contatos para mais informações:
E-mail : [email protected]
Instagram: https://www.instagram.com/dancacarajas/
WHATSAPP: (94) 9.9236-4397- Jarbas Alves Produções Artísticas