O Pará tem ponto facultativo nesta segunda-feira, 14, por isso, na véspera do feriado de Adesão do estado à Independência, alguns serviços municipais e estaduais não irão funcionar, sendo mantidos apenas aqueles considerados essenciais.
Segundo a Prefeitura de Belém, o expediente do dia 14 de agosto deve ser compensado com acréscimo de uma hora à jornada diária nos seis dias úteis subsequentes. Já o Estado informou que, no caso da Estação Cidadania, os atendimentos que estavam marcados para o dia 14 de agosto serão reagendados, sem prejuízos aos usuários.
COMO FICAM OS SERVIÇOS MUNICIPAIS:
A prefeitura informou que garante a prestação de serviços considerados essenciais à população na segunda-feira. São eles:
- Fiscalização e o Departamento de Feiras, Mercados e Portos da Secretaria Municipal de Economia (Secon);
- Unidades que possuam Urgência e Emergência da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma); Central de Leitos; Unidade de Pronto Atendimento (UPA); Departamento de Vigilância em Saúde (DEVS); Hospital Geral de Mosqueiro; Central de Ambulância 192 (Samu);
- Hospitais do Pronto-Socorro Municipal Mário Pinotti e Humberto Maradei Pereira;
- Unidades que possuam Urgência e Emergência do Instituto de Assistência à Saúde dos Servidores Públicos do Município de Belém (Iasb);
- Cemitérios;
- Departamento de Resíduos Sólidos (DRES) da Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan);
- Setores operacionais da Semob;
- Serviços de Proteção Social de Média e Alta Complexidade;
- Rede de abrigos e casa de passagem;
- Serviço de acolhida em abrigo para crianças e adolescentes; o serviço de acolhida em abrigo para mulheres vítimas e violência; serviço de acolhida em abrigo para adultos e famílias em situação de rua;
- Setor de calamidade e emergência (Sicape);
- Centro especializado para pessoas em situação de rua; –
- Unidades de plantão da Funpapa e conselhos tutelares;
- Serviços essenciais da Guarda Municipal de Belém;
- Área de arrecadação;
- Pessoal sob regime de escala de serviços ou regime de plantão.
SERVIÇOS ESTADUAIS:
A Secretaria de Estado de Planejamento e Administração (Seplad) informou que serão mantidos órgãos e entidades de serviços essenciais.
As áreas que funcionarão são as de arrecadação, saúde pública, defesa social, parques, museus, teatros e espaços de visitação turística, incluindo os equipamentos públicos administrados por organizações sociais, estabelecerão escalas de serviço a fim de que o atendimento à população não seja afetado.
As unidades da Estação Cidadania vão funcionar na segunda, nem na terça-feira. Os serviços serão retomados na quarta-feira ,16, conforme agendamento prévio, e de acordo com as demandas oferecidas pelos órgãos parceiros nas Estações.
SAÚDE:
Nos dias 14 e 15 de agosto, os Centros de Atenção Psicossocial tipo III (Grão Pará, Renascer e Marajoara) e a Unidade Básica da Pedreira vão manter apenas o serviço de urgência e emergência, devendo retomar o atendimento ambulatorial na quarta-feira (16).
As Unidades de Referência Especializada Presidente Vargas, Demétrio Medrado, Marcello Cândia, Doenças Infecciosas Parasitárias Especiais (Uredipe) e Materno-Infantil e Adolescente (Uremia) e os Caps tipos I e II de gestão estadual não funcionarão nos dias 14 e 15 de agosto e só retornarão ao atendimento normal a partir da quarta-feira (16).
A Policlínica Metropolitana, em Belém, não funcionará na terça-feira (15) e a do Lago de Tucuruí atenderá apenas os usuários do setor de hemodiálise. O funcionamento de ambas será normal na segunda-feira (14).
O Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação (CIIR), em Belém, funcionará normalmente na segunda-feira (14) e não funcionará na terça-feira (15).
Os hospitais estaduais de gestão direta do Estado – Santa Casa, Ophir Loyola e Hospital de Clínicas, em Belém; Hospital Regional de Cametá, Hospital Regional de Salinópolis e Hospital Regional de Conceição do Araguaia – funcionarão em regime de plantão para atendimento assistencial de pacientes internados e para casos de urgência e emergência, de acordo com os perfis de atendimento de referência de cada um.
Do mesmo modo, funcionarão o Hospital Regional Abelardo Santos e Hospital Público Estadual Galileu, em Belém; o Hospital Materno-Infantil de Barcarena, o Hospital Regional do Baixo Amazonas, em Santarém; o Hospital Regional Público da Transamazônica, o Hospital Público Geral de Castelo de Sonhos, em Altamira, e o Hospital Regional do Tapajós, em Itaituba.
Já o Hospital Jean Bitar (HJB), em Belém; o Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência (HMUE), em Ananindeua; o Hospital Geral de Tailândia (HGT), o Hospital Regional Público do Marajó (HRPM), em Breves; e o Hospital Regional Público do Leste, em Paragominas (HRPL) vão funcionar normalmente na segunda (14) e na terça-feira (15).
Em Capanema, o Hospital Regional Público dos Caetés e Policlínica dos Caetés funcionarão normalmente na segunda-feira (14) e terça-feira (15). E o Núcleo de Atendimento ao Transtorno do Espectro Autista (Natea) funcionará normalmente na segunda-feira (14) e não abrirá na terça-feira (15).
*Feito com informações de Agência Pará.