//

Sem Vini Jr, Uefa divulga indicados ao prêmio de melhor jogador; Messi, Haaland e De Bruyne são top 3

A Uefa divulgou nesta quinta-feira, 17, os indicados ao prêmio de melhor jogador da temporada europeia 2022/2023. No top 3, os escolhidos foram Lionel Messi, Erling Haaland e Kevin De Bruyne, que disputarão no dia 31 de agosto, no Fórum Grimaldi, em Mônaco, a honraria individual.

De acordo com a entidade, a lista inicial de jogadores foi selecionada pelo grupo de estudos técnicos da Uefa com base no desempenho de cada um durante a temporada 2022/23, tanto no clube quanto na seleção. Com estes dados, 11 jogadores são selecionados como os melhores da temporada europeia.

Agora, os três primeiros colocados participam de uma votação de um júri composto pelos treinadores do clubes e seleções e jornalistas selecionados.

Entretanto, a lista dos 11 gerou polêmica pela ausência de um nome: Vinícius Júnior. Com 23 gols e 21 assistências pelo Real Madrid na temporada 22/23, o brasileiro, mais uma vez, não foi indicado a lista dos 11 destaques do ano. Além dos três primeiros colocados, completam os selecionados da Uefa:

4. İlkay Gündoğan (Alemanha e Manchester City, agora no Barcelona)
5. Rodri (Espanha e Manchester City)
6. Kylian Mbappé (França e PSG)
7. Luka Modrić (Croácia e Real Madrid)
8. Marcelo Brozović (Croácia e Inter, agora no Al Nassr)
9. Declan Rice (Inglaterra e West Ham, agora no Arsenal)
10. Alexis Mac Allister (Argentina e Brighton, agora no Liverpool)
11. Jesús Navas (Espanha e Sevilha).

REPERCUSSÃO

A ausência do craque brasileiro foi muito criticada por brasileiros e estrangeiros que estranharam o nome do camisa 7 do Real Madrid ser preterido em comparação com nomes como Jesús Navas, Mac Allister e Brozović.