//

Mark Ruffalo pede encontro com Lula sobre agenda ambiental: “precisamos agir na velocidade dos heróis”

O ator Mark Ruffalo escreveu uma mensagem nesta sexta-feira, 18, para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O artista, que é conhecido pela interpretação do personagem ‘Hulk’, da Marvel, pediu um encontro com o mandatário brasileiro nos próximos dias na Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU).

“Caro Lula, não é todo dia que eu tenho a chance de conversar com um Chefe de Estado sobre como evitar a destruição iminente da Amazônia. Obrigado pelo convite! Seria uma honra te encontrar na Amazônia. Por ora, podemos conversar na #UNGA daqui a algumas semanas”, afirmou.

A cúpula da ONU está programada para ocorrer em setembro, nos Estados Unidos. Por tradição, Lula fará o discurso de abertura do encontro, em Nova York.

Ruffalo quer discutir com Lula pautas ambientais e a proteção da Amazônia. “A velocidade com que essas proteções devem ocorrer seja onde nós discordamos. A ciência afirma que temos apenas dois anos para salvar a Amazônia. O senhor não acha que precisamos agir na velocidade dos super-heróis neste momento, e não na velocidade da política?”, afirmou.

“Escrevo com humildade e urgência, enquanto vejo a crise climática destruir o meu país. As florestas são essenciais nessa batalha. Salvar a Amazônia é salvar as nossas vidas. Um grande abraço e obrigado por nos defender de uma forma que poucos estão dispostos a fazer”, acrescentou.

O presidente Lula respondeu no último domingo, 13, a críticas feitas pelo ator ao texto final da Cúpula da Amazônia. Mark disse que a declaração do encontro não tem metas concretas de proteção à floresta amazônica.

O ator também publicou um texto de opinião no jornal britânico The Guardian chamando a atenção para o encontro que reuniu os líderes de países que integram o bioma.

“Me parte o coração ver que a Declaração de Belém da #CúpuladaAmazônia não tem metas concretas para proteger a floresta”, disse à época.

Lula também defendeu que o texto da cúpula estabeleceu diversos mecanismos para a proteção da floresta amazônica.