Na noite deste domingo, dia 20, foi divulgado o boletim médico do Hospital Albert Einstein, que informa sobre o estado de saúde de Fausto Silva, o Faustão. O boletim informou que o apresentador entrou para a fila única de transplante cardíaco do Sistema Único de Saúde (SUS) em virtude de complicações na saúde. Ele pode ter que esperar até 18 meses por um coração.
Faustão “encontra-se sob cuidados intensivos e, em virtude do agravamento do quadro, há indicação para transplante cardíaco”, informaram os médicos. Ele está internado há 15 dias no Hospital Albert Einstein .
Segundo informações do Hospital do Coração (HCor), atualmente, em todo o Brasil, cerca de 40 mil pessoas esperam pelo órgão na fila de transplante. Sendo gerenciada pela Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, algumas considerações são feitas para serem classificadas como prioridades para adiantar o caso, como o tempo de espera e o tipo sanguíneo.
Outra coisa que conta é a distância já que seria necessário um avião para a locomoção, dependendo da localidade, tanto como a prioridade para crianças, sejam elas doadoras ou receptoras do coração.
A fila do transplante é gerida por uma equipe técnica, que avalia as prioridades de acordo com cada situação e é atualizada conforme a evolução do quadro clínico. Em São Paulo, a espera por um coração vai de 12 a 18 meses, também de acordo com o HCor.
Na última sexta-feira, dia 18, o apresentador de 73 anos gravou um vídeo para afastar os rumores de que teria morrido após receber homenagens de diversos outros famosos. Nas imagens publicadas por seu filho, João Guilherme Silva, ele diz: “Estou ainda nesse tratamento, eles vão decidir que tipo de cirurgia pode fazer. Eu peço que quem goste de mim, reze por mim. Agora, eu tenho muita noção. Uma família maravilhosa, uma mulher extraordinária. E tudo isso quem decide é o chefe lá em cima”, afirmou Faustão.