O BT conversou com especialistas em clima e tempo de Belém, que atuam no Inmet – Instituto Nacional de Meteorologia e na Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Pará (Semas), que afirmaram que não chove há cinco dias em Belém (você achava que era tanto tempo assim?). De acordo com a especialista do Inmet, apesar dos cinco dias, é comum a falta de chuvas durante este mês de agosto.
“São 5 dias sem chuva, mas é comum neste mês de agosto. A normal para o mês de agosto é de 128.7 milímetros de chuva e até hoje só choveu 58,4 mm”, disse Odinéa Brito do Inmet.
Antônio Sousa, que coordena o Núcleo de Monitoramento Hidrometeorológico da Semas, confirmou a escassez de chuvas recentes neste meado de agosto. “Realmente, as chuvas estão acontecendo em volumes reduzidos e de forma muito isolada. Em termos de distribuição já choveu metade da média do mês, porém esses últimos dias realmente tem sido um período de escassez”, ponderou o especialista.
Com relação aos próximos dias que encerram o mês de agosto, a previsão não oferece boas perspectivas de chuva, mas Antônio está otimista para que os ventos e o clima mude. Porém, ele já adianta que a tendência não é de se agradar.
“Espera-se que até o final do mês aconteça algum evento mais intenso, porém, a previsão mesmo nesse (agosto) e no próximo mes (setembro) é de maior probabilidade de chuvas abaixo da média”, sinalizou.
Então, prepara o teu ar condicionado, o teu ventiliador e o teu bolso para amenizar o calor e pagar essa conta de luz que vem aí.
MASSA EXTREMA DE AR QUENTE
Uma massa de ar quente trouxe ao Brasil bastante calor extremo. Segundo a ClimaTempo, a umidade relativa do ar volta a cair, podendo ficar abaixo de 30%, patamar considerado “estado de atenção”, em São Paulo, que registrou na última sexta, 30 graus.
Por isso, confira as previsões do Inmet para o Pará nesta semana:
“Previsão de baixa umidade hoje, 21. A umidade deve variar entre 30% e 20% em algumas regiões do Pará”, comunicou.
Por outro lado, a Defesa Civil de Belém informou que hoje teremos ventos fracos na cidade, e com possibilidade de chuva isolada:
“Hoje é Segunda-feira, 21, e a previsão meteorológica indica Muitas nuvens com Possibilidade de chuva isolada”.
Sobre a massa extrema de calor que desembarcou no Brasil, Antônio Sousa, contou que essa massa deve atuar apenas entre o sul e extremo sul do Pará:
“Essa massa geralmente atua no extremo sul do Pará, mas isso não é incomum nesse período do ano. Essa escassez é considerada como uma situação normal dentro da variabilidade climática, associada ao fenônemo El Niño, não é um sintoma de crise climática. Em relação ao El Niño, é cedo dizer, mas certamente ele deve seguir com seus efeitos até início do ano que vem”, salientou.
O El Niño é um fenômeno meteorológico que atua elevando as temperaturas desregulando as estações climáticas, como verão, inverno, outono. O El Niño determina mudanças nos padrões de transporte de umidade e, portanto, variações na distribuição das chuvas em algumas partes do mundo, entre elas o Brasil. o fenômeno ocorre de maneira alternada e periódica
O El Niño tem as seguintes características:
- Tendem a se desenvolver entre abril e junho
- Atingem o pico entre outubro e fevereiro
- Duram entre 9 e 12 meses,
- Podem persistir por até aproximadamente 2 anos
- Recorrem em intervalos de 2 a 7 anos
TERÇA:
Para terça-feira,22, a previsão em Belém é a seguinte:
- Nesta terça-feira (22), na cidade de Belém (PA), o tempo estará quente e úmido
- A temperatura variará de 24°C a 35°C, com sensação térmica entre 23°C (suave) e 41°C (muito quente)
- O vento irá soprar entre 6 km/h e 13 km/h, na direção Leste-Nordeste
- Não há previsão de chuva
- O sol nascerá às 6h15min e se pôr às 18h19min
- O índice máximo de raios UV será de 9, indicando níveis muito altos de radiação
- A umidade relativa do ar variará de 56% a 98%, deixando o tempo bastante úmido