Um vídeo gravado pelo piloto de um helicóptero que caiu na Amazônia mostra a tripulação momentos após o acidente, enquanto aguardava o resgate. Os três tripulantes foram encontrados com vida.
A bordo estavam José Francisco Vieira, engenheiro da Funai; Josilei Gonçalves de Freitas, comandante tenente-coronel; e Gabriel, mecânico.
No vídeo, o piloto relata a situação: “[A aeronave teve] quebra geral mesmo, mas consegui colocar ela [a aeronave] para que a árvore amortecesse a queda e a gente não sofresse danos físicos”.
“Foi uma pane catastrófica, nós perdemos rotação de rotor embora o painel nada apresentou, somente um indicador de RPM que foi reduzindo e tocando a buzina. Procuramos um local de pouso, mas a selva não tem local de pouso”, disse.
A aeronave da empresa Sagres e seus tripulantes estavam desaparecidos desde quarta-feira, 16. A equipe prestava serviços ao Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) no Amapá e norte do Pará.
Segundo a Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), do Ministério da Saúde, a equipe realizava uma inspeção na pista de pouso na região do Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque. O helicóptero decolou do polo-base Bona, na Aldeia Maritepu, às 12h, e deveria ter pousado em Macapá, capital do Amapá, às 14h de quarta-feira.
*Com informações de Metrópoles