O Comitê Disciplinar da Fifa suspendeu provisoriamente Luis Rubiales, presidente da Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF). Depois do título mundial da seleção feminina de futebol do país, Rubiales beijou a jogadora Jenni Hermoso sem consentimento. A decisão foi anunciada neste sábado, pelo presidente da comissão, o colombiano Jorge Ivan Palacio.
Além da suspensão, a entidade máxima do futebol determinou também que Rubiales, a federação espanhola e a seus dirigentes e empregados estão proibidos de tentar qualquer contato com Hermoso ou seu entorno nem de forma direta nem via terceiros.
Com a decisão, Rubiales está proibido de participar de quaisquer atividades relacionadas ao futebol tanto em âmbito nacional quanto internacional, por um período inicial de 90 dias, enquanto se aguarda o resultado do processo disciplinar aberto na última quinta-feira, 24.
Na sexta-feira, 25, Rubiales fez discurso afirmando que não vai renunciar ao cargo e afirmou que o beijo foi consentido. O discurso do mandatário foi aplaudido por quase todos os homens presentes na sala.
Pouco depois, a camisa 10 da Espanha soltou comunicado oficial em que rechaçou a versão dada por Rubiales. “Quero esclarecer que, como se vê nas imagens, em nenhum momento consenti o beijo que ele me deu. Não tolero que coloquem em dúvida minha palavra e muito menos que sejam inventadas palavras que não disse”.
Também ontem, as jogadoras campeãs do mundo assinaram um comunicado conjunto em que afirmam que não voltarão a vestir a camisa do time nacional enquanto os dirigentes atuais não forem retirados dos cargos da federação espanhola.