//

ONS: apagão foi desencadeado por falha de equipamento em usina

O apagão nacional do último dia 15 foi causado pelo atraso no tempo de resposta de um equipamento em uma usina de energia, afirmou o diretor-geral do ONS, Luiz Carlos Ciocchi, nesta terça-feira, 29. Na ocasião, 25 estados e o Distrito Federal ficaram sem energia.

O diretor-geral do ONS, Luiz Carlos Ciocchi, afirmou que a falha deu origem a uma “série de outros pequenos eventos” que, na prática, levaram a uma desconexão do sistema integrado. “A grande pista que foi discutida com técnicos, engenheiros e professores do setor é que aí está a causa de uma série de outros pequenos eventos que levaram à desconexão”, declarou em audiência na Câmara dos Deputados.

O equipamento que apresentou falha é um regulador de tensão, responsável por manter a constância do fornecimento. De acordo com Ciocchi, o aparelho deveria ter um tempo de resposta de cerca de 15 a 20 milissegundos, mas o tempo foi maior, de 50 a 100 milissegundos. “Não é que foi falha de informação [prestada pela empresa]. É que o [equipamento] testado, quando em funcionamento, não apresentou o desempenho exigido”, declarou.

Antes, o órgão já havia indicado que uma variação de frequência na rede elétrica do Ceará pode ter influenciado no apagão também.