///

26ª Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes aposta na valorização cultural paraense

Foto: Agência Pará

Entre os dias 9 e 17 de setembro acontecerá no Hangar Centro de Convenções a 26ª Edição da Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes. Este ano, o evento irá homenagear a escritora castanhalense Heliana Barriga e o jornalista e advogado cametaense Salomão Larêdo, nomes importantes da cena cultural paraense. A Feira promete uma programação diversificada, com shows gratuitos e foco nas produções regionais.

Dentre as novidades anunciadas  pela Secretaria de Cultura do Estado do Pará (Secult) na manhã desta quarta-feira, 30, estão a ampliação às vozes dos coletivos urbanos periféricos, discussões climáticas e ambientais, e o aumento no valor do benefício dados aos servidores públicos da educação estadual e municipal, o cred-livro, que vai chegar a R$ 200. 

A secretária estadual de Cultura, Ursula Vidal, apresentou os principais elementos que irão compor a Feira, como as multivozes, alguns dos artistas convidados, entre outros atrativos culturais.

“A Feira do Livro é aguardada pela nossa gente, é um espaço de encontro, não só para literatura, mas encontro com a contação de história, com o teatro, com a música, com as editoras, com os autores e autoras, um encontro com professores, professoras, estudantes que também apresentam a esse público a sua produção, as formulações que acontecem dentro da sala de aula. É um espaço de transversalidade nas políticas públicas que só acontece graças aos nossos parceiros, que viabilizam esse grande esforço do nosso governo do Estado”, afirma a secretária. 

Programação

As multivozes deste ano serão, as Vozes dos Homenageados no dia 09 de setembro,  Vozes da Infância o dia 10. No dia 11, é a vez de contemplar as Vozes da Diversidade e Inclusão e, no dia 12, as Vozes da Baixada. Já no dia 13, terão espaço às Vozes da Democracia. Outro tema que também não poderia ficar de fora é o clima, por isso, o dia 14 será dedicado ao debate ambiental, com as Vozes do Clima. Na sexta-feira (15), a Feira traz as Vozes do Marajó e, no dia seguinte (16), as Vozes dos Escritores Paraenses serão o destaque. Para encerrar, no dia 17, será a vez das Vozes da Cultura de Paz.

O evento também incluiu 39 rodas de conversa, nove saraus, sete “Papos-Cabeça” e uma agenda de shows gratuitos, realizados ao longo dos oito dias de evento nas arenas das Artes, Multivozes e Amazônia. Nomes como Linn da Quebrada, Chico César e Gaby Amarantos estão entre as atrações que vão entreter o público. 

Além disso, serão oferecidas mais de 145 sessões de autógrafos no Ponto do Autor e 18 empreendimentos de artesanatos, ilustrações que estarão no Beco do Artista.