//

MP quer que Anna Jatobá volte a cumprir pena na prisão: “comportamento impulsivo e agressivo”

O Ministério Público (MP) alega que Anna Carolina Jatobá, que foi presa em 2008 pela morte da enteada Isabella Nardoni e recebeu pena de 15 anos, tem “comportamento impulsivo e agressivo” e pediu à Justiça que ela volte a cumprir pena na prisão em regime semiaberto.

Desde junho, Anna Carolina Jatobá está em regime aberto após decisão assinada pela juíza Márcia Domingues de Castro, da 2ª Vara de Execuções Criminais de Taubaté. O alvará já foi cumprido no dia 20 daquele mês.

Anna Jatobá deixando um presídio em Tremembé, no interior de São Paulo. Foto: Reprodução/G1

Desde que a Justiça liberou a saída de Anna Jatobá da prisão Feminina I Santa Maria Eufrásia Pelletier, a P1, em Tremembé, ela passou a viver em um apartamento do sogro na capital paulista.

No recurso, o MP solicita o retorno de Jatobá ao regime semiaberto e cita o comportamento da detenta. “Tratando-se de delito grave, como no caso, demonstrada maior periculosidade da executada, além da ausência de arrependimento e de comportamento impulsivo e agressividade, reclama-se maior rigor judicial no critério a ser considerado como subjetivo para o mérito à promoção prisional, uma vez que toda prudência é necessária para colocar-se uma pessoa periculosa de volta ao convívio social”, argumenta o texto do promotor Thiago Tavares Simoni Aily.

O recurso do Ministério Público ainda argumenta que a progressão para o regime aberto não deve levar em consideração apenas o bom comportamento carcerário. De acordo com o promotor, exames e avaliações “apontam para uma personalidade imatura, acompanhada por conflitos de natureza afetiva e descontrole dos impulsos, que provocam oscilações do humor”.

O recurso ainda não foi julgado.