Faltando menos de 20 dias para a realização do Dança Carajás Festival, a Secretaria Municipal de Educação de Parauapebas, cancelou, de última hora, um acordo feito com a direção do festival para ceder escolas que seriam usadas como alojamento para os participantes do evento.
A parceria entre a organização do Dança Carajás e a Semed – Secretaria Municipal de Educação, havia sido protocolada e formalizada no dia 7 de julho, com a confirmação de que as escolas seriam usadas como alojamentos e os ônibus escolares seriam usados como transportes de participantes, de forma que não atrapalhasse as atividades escolares. Porém, na tarde desta segunda-feira, 4, a Semed cancelou a parceria.
De acordo com a organização do festival, a atitude do órgão compromete diretamente a realização e o funcionamento do mesmo, pois, além do alojamento e transporte, o Festival também realizaria a “oficina dança na escola “, como parte da programação. A oficina iria capacitar professores do município, tudo de forma gratuita.
Em nota, o Dança Carajás Festival repudiou o cancelamento da parceria com a Semed, e classificou a atitude como desrespeitosa, uma vez que o cancelamento prejudica a logística do evento e a realização de oficinas.
O Dança Carajás também pede desculpas aos inscritos pela falha provocada pela Secretaria de Educação, e informa que está tentando reverter o quadro. A organização do evento esclarece que mantém a parceria com as demais Secretarias Municipais, que têm cumprido o acordado com excelência.
Sobre o Dança Carajás
O Festival será realizado entre os dias 21 e 24 de setembro, com diferentes serviços, entre eles: mesa redonda, workshops e mostras competitivas entre os mais diferentes estilos de dança, desde o ballet até o hip-hop. Todos os serviços serão oferecidos de forma gratuita.
O festival, aprovado pela Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), do Governo Federal, e pela lei estadual Semear, trará os melhores bailarinos, coreógrafos e companhias de dança de todo o estado. Além disso, o festival também tem um papel social: a confirmação das inscrições dos participantes será feita mediante a entrega de uma lata de leite em pó, que será doada às mães atendidas pelo Centro de Testagens Anônimas de Parauapebas, que auxilia mães portadoras do vírus HIV que não podem amamentar seus filhos recém-nascidos.
O festival também vai distribuir premiações em dinheiro, medalhas, troféus e bolsas de estudo no Brasil e no Exterior. O BT entrou em contato com a Prefeitura de Parauapebas e solicitou um posicionamento e os motivos para o cancelamento do que estava acordado com a organização do Festival.
Em nota, a prefeitura da cidade se manifestou:
“Em relação à solicitação de parceria entre o Dança Carajás Festival e a Secretaria Municipal de Educação (Semed), a Prefeitura de Parauapebas esclarece que a proposta envolvia oferecer suporte logístico e de infraestrutura para a realização das oficinas e workshops destinados aos educadores, bem como para a execução do festival, que abrange dias letivos. A gestão municipal compreende a importância do evento para toda a comunidade, inclusive da parceria para os educadores da rede municipal de ensino. No entanto, informa que a Semed não pode disponibilizar as escolas para hospedagem nem oferecer transporte para mais de 300 participantes durante os dias letivos, para assegurar o cumprimento do calendário escolar e garantir a aprendizagem dos estudantes, que é nossa prioridade.