Pacientes e funcionários do Hospital Municipal de Santarém, Dr. Alberto Tolentino Sotelo, tiveram um grande susto e passaram por momentos tensos por volta de 1h da manhã desta terça, 12, depois que um incêndio foi registrado na ala de obstetrícia da unidade.
Rapidamente, os pacientes foram retidados de dentro do HSM e levados para a área externa, enquanto que o Corpo de Bombeiros de Santarém foi acionado para controlar a ocorrência. Segundo nota da Secretaria Municipal de Saúde de Santarém (Semsa), alguns funcionários e pacientes inalaram fumaça e receberam atendimento no local.
Os bombeiros realizarm os procedimentos de resfriamento da ala. Ninguém se feriu e os pacientes foram remanejados para outras alas e outros hospitais, como o Hospitais Sagrada Família, Unimed e João 23, além da Unidade de Pronto Atendimento 24 Horas e Hospital Regional do Baixo Amazonas Dr. Waldermar Pena.
Confira a nota na íntegra:
“A Prefeitura de Santarém informa que na madrugada desta terça-feira, 12, por volta de 1h, ocorreu um incêndio na ala de obstetrícia, do Hospital Municipal Dr. Alberto Tolentino Sotelo, que imediatamente foi realizada a retirada dos pacientes, e acionado o Corpo de Bombeiros, que já conteve o sinistro de forma rápida e imediata e realiza neste momento o processo de resfriamento do prédio. Alguns pacientes inalaram fumaça e receberam atendimento no local. Todos estão fora de risco. Primeiramente, foi garantida de forma imediata a segurança dos pacientes que estavam internados no setor. Toda Unidade Hospitalar foi evacuada. Os pacientes foram levados para os Hospitais Sagrada Família, Unimed e João 23, além da Unidade de Pronto Atendimento 24 Horas e Hospital Regional do Baixo Amazonas Dr. Waldermar Pena. Os pacientes internados em situação de baixo risco foram alocados na Arena Estadual do Oeste do Pará, Djalma Lima, em parceria com o governo do Estado. A Prefeitura informa ainda que a causa do sinistro deve ser informada pelos órgãos competentes, que realizam a perícia no local. A Prefeitura de Santarém agradece a dedicação e a ação rápida de todos os profissionais de saúde, Corpo de Bombeiros e equipes de emergência envolvidos, bem como a compreensão e paciência da comunidade durante este momento desafiador. Mais informações serão fornecidas à medida que a situação se desenvolver”.
VEJA: