A busca da própria identidade guia a artista visual, Renata Aguiar, em sua exposição “Reminiscências”, que abre nesta quinta-feira, 14, na Galeria Theodoro Braga, em Belém, às 18 horas. Neste trabalho, a artista apresenta fotografias, fotoperformances e vídeoperformances, que são o resultado de suas investigações poéticas das relações corpo-território na Amazônia.
Vencedora do Prêmio Branco de Melo 2023, da Fundação Cultural do Pará, a exposição tem curadoria de Marisa Mokarzel. Renata percorreu locais de travessia da sua mãe e de sua avó, e volta a cidades de sua juventude em busca de costurar, nessa interação com os espaços, a sua história enquanto mulher amazônida.
Nascida na cidade de Urucará, no Amazonas, Renata logo se muda para Porto Velho, em Rondônia, e também viveu em Capanema (AM), e Ajuruteua, em Bragança (PA). Em sua pesquisa, a artista persegue os passos das matriarcas em Muaná, na Vila de São Miguel do Pracuúba (AM), vai à Abaetetuba, Santarém e Santa Maria do Uruará, no Pará.
Quase todas as obras que integram a exposição foram desenvolvidas nos quatro anos de pesquisa da artista no Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais, para obtenção do título de Doutora em Artes Visuais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ.
Oficinas
A iniciativa também apresenta como contrapartida social a oferta de duas oficinas. A primeira delas, de iniciação à fotografia, com o tema “Oficina de câmera obscura”, será voltada a alunos da Casa Escola da Pesca, da Funbosque.
A segunda oficina aborda fotografia e performance, e traz a participação de Carlos Vera Cruz. Voltada principalmente para artistas e estudantes de arte, a oficina fala sobre a interação entre as duas linguagens. Além disso, será realizada uma roda de conversa sobre a exposição com a artista, a curadora e a artista convidada Carol Magno.
A exposição “Reminiscências: da fotografia à performatividade” permanece aberta à visitação até o dia 27 de outubro e suas atividades acontecem de forma gratuita no espaço da galeria Theodoro Braga.
O projeto tem a realização do Prêmio Branco de Melo, Galeria Theodoro Braga, Fundação Cultural do Pará e Governo do Estado do Pará. A produção e comunicação são da Mundana Produtora.
SERVIÇO
Exposição “Reminiscências: da fotografia à performatividade”.
Data: 14 de setembro à 27 de outubro
Horário: A partir de 18h,
Local: Galeria Theodoro Braga, no subsolo do Centur (Av. Gentil Bitencourt, 650, Nazaré).
Entrada: Gratuita