Em um mundo cada vez mais conectado, a tecnologia tem desempenhado um papel fundamental na comunicação e na busca de ajuda em situações de perigo. Nesse contexto, o “Signal For Help” surge como uma ferramenta digital inovadora que pode ser uma verdadeira salvação.
Em tradução livre para o português, significa: “Preciso de ajuda, violência baseada em gênero”. A ferramenta foi criada para a Canadian Women’s Foundation, uma ONG de proteção a mulheres sediada no Canadá, por uma agência de publicidade de Toronto. O objetivo era abordar o aumento dos casos de violência doméstica durante a pandemia, principalmente nos primeiros confinamentos, e seu uso desde então vem se popularizando.
O gesto é feito em três etapas: a vítima levanta a mão com a palma voltada para fora, depois dobra o polegar e, por fim, fecha os outros dedos sobre ele, encapsulando-o para se referir a “sentir-se preso ou confinado”. A palma da mão deve apontar para a pessoa a quem se pede ajuda.
Com o Signal For Help, a esperança é que mais vítimas de violência possam encontrar o apoio necessário para sair de situações perigosas e buscar uma vida livre de abuso.
No Pará, de acordo com a Secretaria de Segurança Pública do Estado (Segup), em 2023, a cada seis dias uma mulher é vítima de feminicídio. De 1º de janeiro a 18 de junho foram 29 crimes. No mesmo período do ano anterior, foram 24 vítimas.
Para denunciar, qualquer pessoa pode ligar para o número 180. A ligação é gratuita e o anonimato é garantido. No caso da mulher vítima de violência, ela também pode acionar a polícia pelo número 190 ou ir até à Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam).