A Polícia Civil continua investigando o caso de maus tratos a um coelho, ocorrido em Belém no início do mês de setembro. Os antigos tutores foram flagrados com o animal em uma festa de aparelhagem em uma casa de shows na rodovia Augusto Montenegro. O caso foi divulgado nas redes sociais e considerado como maus tratos por internautas.
Após a repercussão das imagens, a Polícia Civil, por meio da Demapa (Delegacia Especializada em Meio Ambiente e Proteção Animal) abriu um inquérito para investigar o caso. De acordo com o órgão, o homem que aparece nas imagens com o coelho poderá responder pelo crime de maus tratos a animais. A PC ainda aguarda o laudo da perícia.
“Quanto ao animal, ele ficou sob responsabilidade e cuidados da família que comprou do investigado”, afirmou o delegado. O novo tutor comprou o coelho “de boa fé”, sem saber o que tinha acontecido. “Por este motivo, o coelho ficou sob responsabilidade e cuidado dessa pessoa”, explicou o titular da Dempa.
Denúncias de maus-tratos podem ser realizadas por meio do número 181, que funciona 24 horas por dia, ou pelo telefone da Demapa (91) 3238-1225, em horário comercial. A lei 1.095/2019 prevê que prática de abuso e maus tratos a animais será punida com pena de reclusão de dois a cinco anos, além de multa e a proibição de guarda.