///

SBT pode processar Rachel Sheherazade após fala sobre ‘censura’ em emissora; entenda

O SBT avalia processar a ex-apresentadora do telejornal SBT Brasil, em que trabalhou por 9 anos, Rachel Sheherazade, por declarações polêmicas sobre a pressão de Silvio Santos na época em que trabalhava para a emissora.

A jornalista, que está participando do reality A Fazenda, revelou na última quinta-feira, 21, sem citar o nome da instituição, em conversa com o participante e ex-nadador olímpico, Henrique Martins, que sofreu advertências depois de fazer comentários ‘‘defendendo’’ palestinos no conflito árabe-israelense. Seu ex-chefe e dono da emissora, Silvio Santos, segue o judaísmo.

“Se você se compromete a qualquer coisa, o contratante fala: ‘fala isso e defende isso’. E você vai lá e defende. Eu fiz um comentário sobre a questão israelense-palestina, o conflito árabe-israelense. E eu levei um ‘chama’ porque o dono da emissora era judeu. E eu dei uma visão meio pró-Palestina. Não era pró-Palestina, mas, naquele momento, era uma situação em que os palestinos estavam sendo as vítimas do conflito e eu levei a minha opinião”, expôs a ex-bancada do SBT Brasil.

A jornalista gerou polêmicas ao expor a ”censura” sofrida nos tempos de SBT. Reprodução/Record.

Outro motivo de pressão que disse ter sofrido, foi durante o governo de Jair Messias Bolsonaro (PL), sobre seu ‘‘posicionamento político’’ e as reclamações do ex-presidente e de Fábio Faria, Ministro das Comunicações da então gestão e genro de Silvio Santos.

“O presidente da república ligava reclamando. O secretário de comunicação do governo passado ligava para a emissora. Se eu quero, vai ao ar, se eu não quero que eu vá ao ar. Era assim”, confirmou Rachel durante conversa no reality.

Vale lembrar, que a jornalista já processou o SBT, em 2022, por questões de danos trabalhistas e morais, pedindo que reconhecessem o vínculo empregatício e os direitos relacionados à época em que trabalhou com Silvio Santos, mas, a emissora venceu a causa.

Os atritos, já antigos, foram relembrados por internautas. Um momento citado, foi durante a entrega do troféu Imprensa, em 2017, em que Silvio discutiu com Sheherazade sobre sua conduta dentro do SBT. 

“Você começou a fazer comentários políticos no SBT e eu pedi a você para não fazer mais, não pode. Você foi contratada para ler notícias, não foi contratada para ler a sua opinião. Se quiser fazer política, compre uma estação de TV e vai fazer por sua conta”, disse o apresentador. 

Em resposta, Rachel afirmou que havia sido contratada também para opinar. Seu ex-patrão respondeu: “Não. Chamei para você continuar com a sua beleza e a sua voz e ler as notícias do teleprompter, não foi para você dar a sua opinião”.

Rachel foi demitida em setembro de 2020 e disse que recebeu a notícia por e-mail dizendo para não retornar à emissora.

Veja o vídeo: