Não tem pra onde correr. A ONU acaba de alertar que o mundo está vivendo um colapso climático. A preocupação dos especialistas não é recente, no entanto, agora a pressão cresce também sobre a iniciativa privada. Como as empresas estão trabalhando responsabilidade social e ambiental? As marcas estão conscientes de que são partes integrantes do processo de combate ao aquecimento global? E se estão, quais são as suas ações na prática?
Nós do BT Amazônia fomos buscar resposta para facilitar o processo de adequação das organizações. Conversamos com Susi Uhren, sócia da Singular Ambiental, fundada em 2009, e especializada em processos como legislação ambiental vigente, licenças, alvarás, cadastros e certificados.
BT: O que é sustentabilidade na prática?
A sustentabilidade ambiental é caracterizada pelo tripé: econômico, social e ambiental. Projetos ou atuações empresariais que intencionem ser sustentáveis ambientalmente precisam, necessariamente, adequar suas ações e atividades para compor esses três itens em consonância. A falta de quaisquer um eles, descaracteriza a sustentabilidade ambiental.
BT: Por que ser uma empresa sustentável?
Susi: As atividades empresariais produzem muitos impactos ambientais negativos e, tais impactos precisam ser administrados de modo que sejam suprimidos ou amenizados ao máximo. Sem esse controle, a natureza e nós próprios estaremos sujeitos à degradação com resultados que talvez nem consigamos mensurar.
BT: Como fazer essa transição?
Susi: Em primeiro lugar é preciso que os dirigentes da empresa reconheçam e aceitem essa necessidade, além de entenderem que todo tipo de negócio pode e deve ser sustentável ambientalmente. Projetos ambientais com o intuito de tornar a empresa sustentável só se tornarão realidade se tiverem o comprometimento da alta direção da empresa.
BT: O que é necessário para que esse processo aconteça?
Susi: O primeiro passo para isso é o diagnóstico da empresa. Através desse levantamento é possível verificar quais legislações ambientais vigentes o negócio estará sujeito. Além disso, é possível determinar quais os aspectos e impactos ambientais da atividade, e ainda, os impactos positivos e negativos da atuação desta empresa. A partir daí, planos e projetos poderão ser delineados com o objetivo de alcançar a Sustentabilidade Ambiental Corporativa
BT: O que pode acontecer com minha marca caso eu não me preocupe com essas questões?
Estará fadada ao descaso e ao desinteresse de seu público alvo. Cada vez mais, o posicionamento das marcas a favor de um meio ambiente equilibrado é uma questão de valor institucional que sensibiliza e agrada consumidores em geral.
BT: Em quanto tempo eu consigo transformar a minha empresa dentro da lógica de sustentabilidade?
Naturalmente, o tempo para isso vai depender do tamanho da empresa, seu contexto e área de atuação, no entanto, a partir do diagnóstico, principalmente dos aspectos e impactos ambientais da atividade, já é possível sentir os primeiros resultados, mesmo que pequenos. Eu diria em torno de 06 meses para as primeiras mudanças relacionadas a sustentabilidade ambiental.
BT: Qual a importância de ser uma empresa sustentável no mundo de hoje?
Susi: Além da importância primordial que envolve a continuidade da vida com toda a sua diversidade em nosso planeta terra, empresas sustentáveis ambientalmente são saudáveis e tem um papel fundamental em transmitir e incutir aos seus públicos, internos e externos, que existe a possibilidade de crescimento econômico sem degradação ambiental, bastando para isso que as empresas assumam suas responsabilidades para com o meio ambiente!