////

Círio 2023: procissões afetam trânsito, serviço do BRT e coletivos; mudanças começam hoje, 04

O trânsito, as rotas dos ônibus e o sistema de BRT da capital paraense passarão por algumas alterações nesta semana, devido às romarias do Círio de Nossa Senhora de Nazaré. Serão vias interditadas, trajetos de ônibus e horário de funcionamento dos terminais do BRT alterados. As mudanças iniciam nesta quarta-feira (4) e acontecerão em dias específicos de procissões, até o final da festividade, de acordo com a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob).

A primeira interdição acontecerá nas proximidades da Praça Santuário, para realização da primeira romaria oficial do Círio, o Traslado dos Carros de Promessas, que acontecerá às 20h desta quarta-feira, 4, saindo da Praça Santuário até o estacionamento do Porto Futuro. As mudanças e orientações no trânsito acontecem com apoio da Semob e Guarda Municipal de Belém (GMB).

Com expectativa de 1,3 milhão de fiéis participantes, em um percurso de 50 km, com duração de 10 horas, o Traslado para Ananindeua acontecerá com apoio de uma operação que realizará bloqueios e instruirá motoristas e pedestres, desde a Praça Santuário até o Entroncamento, na sexta-feira, 6. Neste dia, a avenida Generalíssimo Deodoro será interditada a partir das 4h da manhã.

No sábado (7), agentes da Semob, junto com a GMB e Departamento Estadual de Trânsito (Detran) trabalharão para desobstruir o percurso da Romaria Rodoviária. A procissão tem início às 5h30, na Igreja Matriz de Ananindeua em destino ao trapiche de Icoaraci. A expectativa é que sejam 250 mil fiéis, em um percurso de 24 km, realizado em 3 horas.

Durante a Trasladação, realizada no sábado, e o Círio, no domingo, serão interditadas as seguintes vias:

  • A avenida Visconde de Souza Franco, esquina com avenida Marechal Hermes, rua Belém e avenida Governador José Malcher;
  • A avenida Assis de Vasconcelos, com Aristides Lobo, Ó de Almeida, Manoel Barata, 28 de Setembro, Oswaldo Cruz e Gaspar Viana;
  • Travessa Piedade, na rua Municipalidade e na avenida Marechal Hermes.

Serão totalmente interditadas durante a realização das romarias as vias que compõem o trajeto das procissões:

  • Avenida Nazaré;
  • Avenida Magalhães Barata;
  • Avenida Presidente Vargas;
  • Avenida Boulevard Castilhos França;
  • Avenida Portugal;
  • Rua Padre Champagnat.

Apesar dos bloqueios, serão liberadas quatro vias em momentos que as procissões não estiverem passando, uma determinação que atende às necessidades de pessoas que habitam nas proximidades, são elas:

  • Travessas Rui Barbosa, na Avenida Nazaré;
  • Travessa Benjamin Constant, na Avenida Nazaré;
  • Ruas Oswaldo Cruz, na Avenida Presidente Vargas;
  • Gaspar Viana, na Avenida Presidente Vargas.

A orientação da Semob é que até o meio-dia de sábado, sejam retirados veículos estacionados nas vias do trajeto das procissões. Serão interditadas as vias a partir da avenida Nazaré com a travessa 14 de março, às 14h. “Após esse horário, os veículos estacionados nessas vias serão removidos para uma área próxima do Palácio Antônio Lemos”, explicou o supervisor de operação e fiscalização, Elias Jardim.

Segundo a Semob, algumas linhas de ônibus passarão por alteração em suas rotas no sábado e domingo, com ponto de desvio dessas linhas na avenida Visconde de Souza Franco (Doca). Aqueles ônibus que circulam pela avenida Pedro Álvares Cabral, retornarão a seus destinos novamente pela avenida. Os ônibus que chegam na Doca pela avenida Governador José Malcher, realizarão seu trajeto pela travessa Jerônimo Pimentel. Já aqueles coletivos que circulam pela avenida Conselheiro Furtado, seguirão normalmente seu itinerário, pela travessa Padre Eutíquio, rua João Diogo, avenida 16 de Novembro e rua dos Mundurucus. Nesses perímetros com desvio de rotas, agentes de transporte orientarão motoristas de ônibus, desde às 14 horas do sábado e a partir das 5 horas da manhã de domingo.

O sistema de BRT também passará por alterações para logística das procissões do Círio, funcionando de forma limitada pela manhã de sexta-feira, 6, durante o Traslado para Ananindeua. As mudanças consistem em horários de interrupção do serviço.

As atividades dos terminais do BRT, no sábado, funcionarão normalmente até às 14h e somente o Terminal Mangueirão funcionará após esse horário. Os ônibus troncais realizarão as viagens pela pista lateral, como as linhas comuns. No dia da grande procissão, domingo, os serviços do BRT estarão indisponíveis e funcionarão apenas as linhas de integração aos bairros e troncais no Terminal Mangueirão.