////

Hotéis no percurso do Círio já estão com 100% de ocupação; expectativa é de 20 mil hóspedes no período

A capital paraense tem recebido nesta semana uma grande quantidade de turistas que vêm conhecer uma das maiores demonstrações do mundo de fé católica, o Círio de Nazaré. Esta alta no fluxo de pessoas que visitam Belém, gera aumento na procura por serviços da rede hoteleira da capital. Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Pará (ABIH-PA), é esperado uma demanda em torno de 20.000 hóspedes.

Nessa época de aumento na quantidade de hospedagens, de acordo com ABIH-PA, a rede hoteleira costuma oferecer a seus clientes pacotes de serviço de três ou quatro dias, sendo o valor da diária média entre R$ 300 e R$ 500,00, dependendo da sua localização do hotel. A estimativa de movimentação financeira no ramo da hotelaria é em torno de 10 milhões de reais neste período.

Além da economia, o período do Círio também gera movimentação no mercado de trabalho, para suprir a demanda os hotéis necessitam investir em colaboradores temporários, contratados por, em média, 15 dias. “Nesse período existe uma contratação extra de mão de obra. Nossa estimativa é de 30% de mão de obra para atender a demanda”, explica Toni Santiago, presidente da ABIH-PA.

Outra estimativa da Associação é que os hotéis sejam ocupados em torno de 85% da sua capacidade, sendo que aqueles que ficam localizados no percurso do Círio e proximidades já estão com ocupação de 100%.