Após as forças de segurança terem deflagrado uma operação de desintrusão de invasores de terras indígenas no Pará na última segunda-feira,2, um trabalhador foi encontrado em condições análogas à escravidão. A ação ocorreu nesta quarta-feira, 4, durante a inspeção na fazenda Sol Nascente, do pecuarista Antônio Borges Belfort. As informações são do Portal O Globo.
De acordo com o auditor-fiscal Magno Pimenta Riga, o trabalhador fazia atividade de plantio de produtos alimentícios para a propriedade, e já estava há 45 dias no local sem receber salário. Depois de apurar os valores relativos à verba rescisória, o empregador foi instigado pela equipe a realizar o pagamento. Ainda na quarta-feira, Belfort transferiu R$ 1 mil para a vítima, que foi encaminhada para um hotel na região.
A operação das forças de segurança que visa retirar invasores da Terra Indígena Apyterewa, em São Félix do Xingu (PA), prendeu, nesta terça-feira, um pecuarista que atua de forma irregular na região, o fazendeiro Derly dos Santos Ramiro. Ele foi detido após agentes da Polícia Federal encontrarem uma espingarda não cadastrada dentro da propriedade. Bens e documentos pertencentes a uma ex-vereadora foragida também foram recolhidos na fazenda.
Derly Ramiro, que alega ocupar o terreno desde os anos 90, pagou uma fiança de R$ 7 mil e foi liberado. Ele responderá em liberdade. Os agentes da PF foram até a Fazenda Dois Irmãos, propriedade do pecuarista, para informar ao proprietário sobre a desocupação obrigatória da região. Além da espingarda, 30 gramas de maconha foram apreendidas.
Em um dos quartos da casa, a PF encontrou também bens do casal Lauanda Guimarães e de Rogério Goiano, como roupas, calçados, bolsas e um veículo. A mulher é ex-vereadora de Alto Horizonte (GO) e foi cassada por extorquir o prefeito, de acordo com o Ministério dos Povos Indígenas. Tanto ela quanto o marido encontram-se foragidos.