O programa de extensão da UFPA, Auto do Círio, que homenageia Nossa Senhora de Nazaré através da arte, acontece nesta sexta-feira (6). A concentração na Praça do Carmo iniciou às 18h00 e o cortejo até o Museu do Estado do Pará, está programado para às 19h00. Este ano o evento, que é considerado patrimônio histórico e imaterial da cultura do estado, celebra seus 30 anos com o tema Nossa Senhora de Todas as Vozes da Amazônia.
A novidade deste ano é o local de concentração, que volta a ser na Praça do Carmo, localizada na rua Dom Bosco, no bairro Cidade Velha, onde inicia o cortejo cênico que segue pela rua Doutor Assis, passa pela Catedral de Belém e Instituto Histórico Geográfico, finalizando em frente ao Museu do Estado do Pará.
Ao fim do percurso, acontecerá a Ascensão do Manto e as apresentações de artistas-devotos que homenageiam Nossa Senhora de Nazaré com artes cênicas, cantos e música da cultura paraense. Este ano o Auto do Círio traz em seu tema uma reflexão sobre a luta dos povos originários pela garantia e respeito de seus direitos e territórios.
Para realização segura do evento, houve a necessidade de interdição de algumas vias, de acordo com a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob).
Bloqueios de vias acontecerão até às 23h00, são elas:
– Rua Padre Champagnat
– Av.Portugal, Tv.Felix Roque
– Av.Portugal, Av. 16 de Novembro
– João Diogo, Rua Coronel Fontoura
– João Diogo, Rua Tomázia Perdigão
– João Diogo, RuaTomazia Perdigão
– Tv. Felix Roque, Rua Dr Malcher
– Tv. Felix Roque.
As interdições influenciam nas linhas de ônibus e para gerenciamento do trânsito, agentes de transporte da Semob estão realizando orientação aos condutores na rua João Diogo com a avenida 16 de Novembro.