O lançamento do curta-metragem ‘Luz do Mundo’ acontece nesta terça-feira, 10, e conta a biografia de Manoel Cordeiro, um dos mais renomados músicos e compositores da Amazônia. O curta tem direção de San Marcelo e Cícero Pedrosa Neto e será exibido na sala Vicente Salles, Memorial dos Povos, às 18h, com entrada gratuita. O músico Manoel Cordeiro foi o artista que tornou a “onda sonora da Amazônia” em uma manifestação artística universal.
A produção também traz falas de outros ícones de renome da musicalidade nortista, como Pinduca, Dona Onete e Elói Iglesias, a cantora Layse, além da própria esposa de Manoel, Marli Sanches e o filho, Felipe Cordeiro. O curta se inicia na seguinte fase de sua carreira e vida pessoal: quando ele contrai Covid-19 e se viu próximo de um momento em que teria que se afastar completamente de seus instrumentos e da música, quando, em uma trivial situação de ‘virada de chave’, Manoel decide realizar diversos desejos que havia omitido antes.
A própria médica que esteve durante o tratamento de Manoel, Nayara Guedes, também faz participação em ‘Luz do Mundo’’, quando aparece cantando em um show em 2022 comemorando a recuperação de Manoel Cordeiro, que inclusive contou com a presença de seu filho, que agora é também seu parceiro musical.
CONHEÇA A HISTÓRIA DE MANOEL CORDEIRO
Manoel nasceu em 1955, em Pontas de Pedras, Marajó e criado em Macapá (AP), é multi-instrumentista, compositor e arranjador. Tocando principalmente a guitarra, Cordeiro iniciou muito jovem na música, e com apenas 12 anos, ingressou em bandas de baile.
Entre 1976 e 1986 trabalhou como bancário, mas logo em 1983 voltou aos estúdios para trabalhar com seu irmão ‘Barata’, e inclusive já recebeu convite de Alípio Martins para compor uma banda-base que também reuniria diversos outros artistas.
Após alguns anos, sua carreira própria começou a ganhar força na década de 2000, quando se juntou com seu filho, Felipe Cordeiro, também músico e compositor e se voltou definitivamente nas apresentações nos palcos. Durante esta volta, ele lançou seu primeiro disco solo, chamado ‘‘Sonora Amazônia’’, que é uma mistura de cúmbia, lambada e carimbó. Manoel já colaborou em mais de 1.000 outras produções artísticas como arranjador, produtor ou músico-participante.
A produção de seu curta-metragem nasceu com o auxílio de uma emenda parlamentar, com realização da Fadesp, Escola de Música da UFPA, Pró-Reitoria de Extensão da UFPA e Ministério da Educação e Governo Federal do Brasil. Foi produzido pela Sapucaia Filmes, com roteiro e direção de San Marcelo e Cícero Pedrosa Neto.
SERVIÇO:
Lançamento Curta-metragem “Luz do Mundo”
QUANDO: Terça-feira, 10 de outubro
HORÁRIO: às 18h
LOCAL: Sala Vicente Salles, no Memorial do Povos – Governador José Malcher com Doutor Moraes (ao lado do Palacete Bolonha).
Contato Manoel Cordeiro: (96) 98132.9880
Entrada franca.