A Comissão de Inquérito sobre o Território Palestino Ocupado, da Organização das Nações Unidas (ONU), declarou nesta terça-feira, 10, ter identificado “claras evidências” de que podem ter sido cometidos crimes de guerra em Israel e na Faixa de Gaza no mais recente conflito entre Israel e o grupo terrorista Hamas.
Em nota, a Comissão, que apura as possíveis infrações cometidas durante o conflito, afirmou que grupos armados de Gaza mataram a tiros centenas de civis desarmados e que fazer reféns civis e usar civis como escudos humanos “são crimes de guerra”.
“A Comissão insta as forças de segurança israelitas e os grupos armados palestinianos a respeitarem estritamente o direito internacional humanitário e o direito internacional dos direitos humanos”, diz a Nações Unidas.
No texto, a ONU ainda defendeu que a única forma de para sanar o conflito e declarar paz é “abordar as causas profundas do conflito, nomeadamente pondo termo à ocupação ilegal do território palestiniano e reconhecendo o direito do povo palestiniano à autodeterminação”.
Com informações G1*