A população de Belém irá ganhar ônibus modernos com ar-condicionado e wi-fi para a frota que circula na capital. O anúncio foi feito em cerimônia realizada na tarde desta terça-feira, 10, pelo governador Helder Barbalho, prefeito Edmilson Rodrigues e pelo presidente do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Belém (Setransbel), Paulo Gomes, além de vereadores da capital.
De acordo com as autoridades presentes, a Região Metropolitana será contemplada com mil ônibus novos no processo de renovação da frota. São 300 veículos adquiridos pelo Setransbel; 265 ônibus elétricos pelo governo estadual e outros 130 ônibus ou 200 micro-ônibus adquiridos pela Prefeitura de Belém. A meta é renovar a frota até 2025.
“Sobre as compras de ônibus é importante destacarmos que são ações coordenadas, mas distintas. Esses ônibus anunciados hoje serão adquiridos pelo Setransbel para o sistema regular de transporte coletivo. Para o Sistema Metropolitano e BRT o Estado vai comprar os ônibus, e para o sistema local a Prefeitura de Belém fará aquisições de novos ônibus”, detalhou o governador Helder Barbalho.
Ver esta publicação no Instagram
A iniciativa é uma parceria entre Governo do Estado e Prefeitura de Belém que irão isentar as empresas de ônibus de todos os tributos e taxas que compõem a tarifa: municipais – Imposto Sobre Serviço de Qualquer Natureza (ISS) e a taxa de gerenciamento que as empresas pagam à Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob). Estaduais – Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) e Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA).
“Eu e o governador reunimos com as empresas, pois é fundamental pensarmos a política metropolitana. Temos a consciência que o problema é metropolitano”, explica o prefeito Edmilson Rodrigues.
Ver esta publicação no Instagram
Sistema Integrado de Transporte – Em acordo judicial assinado pelo Governo do Pará, Setransbel e Prefeitura de Belém ficou acordada a criação de outro “Sistema Integrado de Transporte Público Coletivo de Passageiros de Belém”, que atualmente abrange uma rede metropolitana de transporte integrada e constituída por linhas troncais e alimentadoras de ônibus equipados com sistema de ar-condicionado e bilhetagem 100% digital.